Expansão do teatro moderno rumo à realidade

Autores

  • Marvin Carlson City University of New York

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v3i1.8429

Palavras-chave:

Real, pós-moderno, teatro contemporâneo

Resumo

Embora a tensão entre o real e a ilusão baseada no real seja o coração da experiência teatral, nos anos finais do século XX e nos primeiros do XXI, no entanto, muitos teatros na Europa e nos Estados Unidos tornaram-se particularmente interessados em chamar a atenção para o real em suas produções. Embora Hans-Thies Lehmann em seu Teatro pós-dramático (2006) dedique algumas páginas para esse fenômeno que identifica como "irrupção do real", ele o considera apenas um entre muitos tipos de experimentação pós-moderna. Vou argumentar, ao contrário, que se trata de uma mudança significativa no mundo prático e fenomenológico do teatro, e um afastamento da mimesis, cerne do teatro desde Aristóteles.

Tradução do inglês para o português de Stephan Baumgärtel (Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marvin Carlson, City University of New York

Professor de Teatro e Literatura Comparada no Centro de Graduação da Universidade da Cidade de Nova Iorque (CUNY), nos Estados Unidos. É Doutor honoris causa pela Universidade de Atenas, e foi agraciado com diversos prêmios, entre eles o ATHE Career Achievement Award, o ASTR Distinguished Scholarship Award, o prêmio George Jean Nathan de crítica dramática, e o Calloway Prize para autores de estudos teatrais. Entre seus principais títulos publicados estão: Teorias do Teatro (UNESP, 1997), Performance: uma introdução crítica (UFMG, 2010) e, ainda não traduzidos para o português, The Theatre of the French Revolution (1966), Goethe and the Weimar Theatre (1978), Places of Performance (1989), Theatre Semiotics: Signs of Life (1990), Voltaire and the Theatre of the Eighteenth Century (1998), The Haunted Stage (2001), Speaking in Tongues (2006), Theatre is More Beautiful than War (2010) e The Theatres of Morocco, Algeria, and Tunisia (2012).

Referências

ANON. A Pastoral Performance. Era, 6 June 1885.

ANON., The Pastoral Players. Eastward Ho! v.3, n.1 May 1885.

BROCKMAN, Elin Schoen. Ideas and Trends for the Jaded Aesthete; A Dose of the Very Real, The New York Times, 16 May 1999.

COLE, John William. The Life and theatrical times of Charles Kean. Charleston: Nabu Press, 2011, p. 366. (Reimpressão, originalmente publicado em 1870).

COLERIDGE, Samuel Taylor. Biographia Literaria. In: Complete Works, ed. W.G.T. Shedd, 7 vols. New York, 1854, v.3.

COLLINS, Herbert F. Talma: The Biography of an Actor. New York: Hill and Wang, 1964.

COOK, Dutton. Stage Properties. Belgravia, n. 35, 1878.

DUGGAN, Patrick. Trauma-Tragedy: Symptoms of Contemporary Performance. Manchester: Manchester University Press, 2012.

ENDERS, Jody. Death by Drama and other Medieval Urban Legends. Chicago: University of Chicago Press, 2005.

FAGAN, Garrett G. The Lure of the Arena. Cambridge: Cambridge University, 2011.

FISCHER-LICHTE, Erika. Theatre as Festive Play: Max Reinhardt’s Production of The Merchant of Venice. In: PFISTER, Manfred; SCHAFF, Barbars, (Eds). Venetian Views, Venetian Blinds: English Fantasies of Venice. Amsterdam: Rodopi, 1999.

FRIEDMAN, Andrew. The Total Radical Fiction: Vegard Vinge and Ida Müller’s Ibsen-Saga. Theater n. 42, v.3, 2012.

FUGARD, Athol. Introduction. In: Testimonies: four plays by Emily Mann. New York: TCG, 1997.

HART, Jerome Alfred. Sardou and the Sardou Plays. Philadelphia: Lippincott, 1913.

HOUCHIN, John H. Censorship of the American Theatre in the Twentieth Century. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

LARSEN, Orville K. Scene Design in the American Theatre from 1915 to 1960. Fayetteville: University of Arkansas Press, 1989.

LEHMANN, Hans-Thies. Postdramatic Theatre, trans. Karen Juers-Munby. London: Routledge. 2006.

MARKER, Lise-Lone. David Belasco: Naturalism in the American Theatre. Princeton: Princeton University Press, 1975.

PISCATOR, Erwin. A Letter to the Weltbühne. Reimpressão. World Theatre v. 17, p. 329, 1968.

POTIER, Beth. Mother of documentary theater brings her ‘children’ to Loeb Drama Center, Harvard University Gazette, 12 Dec. 2002.

QUINN, Michael. Celebrity and the Semiotics of Acting. New Theatre Quarterly, v.6, n. 22, p.154-161, 1990.

SCHECHNER, Richard. Between Theater and Anthropology. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1985.

SHARP, Willoughby; BEAR, Liza. Interview with Chris Burden, Avalanche 8, 1973.

SOFER, Andrew. The Stage Life of Props. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2003.

STYAN, J. L., Max Reinhardt. Cambridge: Cambridge University Press, 1982.

WEISS, Peter. Fourteen Propositions for a Documentary Theatre. In: FAVORINI, Attilio. Voicings. Ten Plays from The Documentary Theatre. Hopewell – N.J.: Ecco Press, 1995.

PHILIPPS, Wendell. Staging a Popular Restaurant. The Theatre Magazine v.5. n. 16, Oct. 1912.

Publicado

17-05-2016

Como Citar

CARLSON, M. Expansão do teatro moderno rumo à realidade. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 1–19, 2016. DOI: 10.36025/arj.v3i1.8429. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/8429. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Teatro em campo expandido