O BOOM INFORMACIONAL: a tecnologia e a gênese da ciência da informação

Palavras-chave: Ciência da Informação. Origem. Informação e Tecnologia.

Resumo


O presente artigo tem como proposta abordar o aspecto e o contexto histórico e epistemológico acerca do processo de origem e formação da Ciência da Informação (CI), tendo como principal fundamento o desenvolvimento da tecnologia no desenvolvimento da sociedade. A explosão informacional e o direcionamento de pesquisa que sucedeu a Segunda Guerra Mundial tiveram grande importância no desenvolver da CI. A discussão abordada por Saracevic, tratando da discussão por meio de autores como Shannon, Frohmann e Bush, observamos a importância dos aparatos tecnológicos para o desenvolvimento da CI, não deixando de mencionar o caráter a cerca da formação interdisciplinar por meio da influência de outras disciplinas (Documentação, Biblioteconomia, Arquivologia, entre outras) nos estudos do fenômeno informação, destacando que a tecnologia amplia esse fenômeno, mas que o conjunto de disciplinas retratam sua influência nas relações culturais, sociais, políticas, econômicas e tecnológicas da sociedade. Nessa perspectiva, pretende-se discutir sobre esses aspectos a gênese da Ciência da Informação. Novos olhares sobre essa ciência ganharam importância, notadamente no contexto do desenvolvimento científico e tecnológico, onde a tecnologia ganha mais uma vez destaque na propulsão do desenvolvimento da ciência que estuda a informação. A discussão das correntes teóricas de uma área de estudo colabora para sua formação enquanto campo científico e, concomitantemente, predomina os espaços da ciência e tecnologia com a capacidade de desenvolver uma sociedade. Para isso, entender tais contextos se configura na reflexão das teorias que compõem uma área do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edcleyton Bruno Fernandes da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais.
Diogo Araújo Sampaio, Universidade Federal da Paraíba
Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.
Publicado
11-12-2017
Como Citar
SILVA, E. B. F. DA; SAMPAIO, D. A. O BOOM INFORMACIONAL: a tecnologia e a gênese da ciência da informação. BiblioCanto, v. 3, n. 2, p. 3-16, 11 dez. 2017.
Seção
Artigos