O BOOM INFORMACIONAL: a tecnologia e a gênese da ciência da informação
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2017v3n2ID12349Keywords:
Ciência da Informação. Origem. Informação e Tecnologia.Abstract
O presente artigo tem como proposta abordar o aspecto e o contexto histórico e epistemológico acerca do processo de origem e formação da Ciência da Informação (CI), tendo como principal fundamento o desenvolvimento da tecnologia no desenvolvimento da sociedade. A explosão informacional e o direcionamento de pesquisa que sucedeu a Segunda Guerra Mundial tiveram grande importância no desenvolver da CI. A discussão abordada por Saracevic, tratando da discussão por meio de autores como Shannon, Frohmann e Bush, observamos a importância dos aparatos tecnológicos para o desenvolvimento da CI, não deixando de mencionar o caráter a cerca da formação interdisciplinar por meio da influência de outras disciplinas (Documentação, Biblioteconomia, Arquivologia, entre outras) nos estudos do fenômeno informação, destacando que a tecnologia amplia esse fenômeno, mas que o conjunto de disciplinas retratam sua influência nas relações culturais, sociais, políticas, econômicas e tecnológicas da sociedade. Nessa perspectiva, pretende-se discutir sobre esses aspectos a gênese da Ciência da Informação. Novos olhares sobre essa ciência ganharam importância, notadamente no contexto do desenvolvimento científico e tecnológico, onde a tecnologia ganha mais uma vez destaque na propulsão do desenvolvimento da ciência que estuda a informação. A discussão das correntes teóricas de uma área de estudo colabora para sua formação enquanto campo científico e, concomitantemente, predomina os espaços da ciência e tecnologia com a capacidade de desenvolver uma sociedade. Para isso, entender tais contextos se configura na reflexão das teorias que compõem uma área do conhecimento.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.