O INICIAR DE UMA CARREIRA PROFISSIONAL

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PROFESSOR SUBSTITUTO DE BIBLIOTECONOMIA

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2020v6n1ID19750

Palavras-chave:

Aperfeiçoamento profissional. Prática bibliotecária. Docência do Ensino Superior. Ensino pela pesquisa.

Resumo

A constituição de uma carreira profissional perpassa por diversas circunstâncias e sofre influências de fatores dos mais diferenciados. De todas as ocorrências do desenvolvimento profissional, a satisfação pelo que se faz, certamente é a condição mais importante para desencadear êxito aos fazeres que sustentam uma profissão. Além disso, a busca pela ampliação de conhecimento, oriunda, normalmente, da dedicação aos estudos, da prática da pesquisa e compartilhamento das descobertas, representa uma estratégia para o aperfeiçoamento profissional. Portanto, este relato de experiência descreve a prática docente de um bibliotecário recém-formado, ao ser ingressado como professor substituto ao Curso de Biblioteconomia, em uma universidade federal. Apresenta o contexto de vinculação institucional do professor substituto e as atividades educativas que sustentaram as disciplinas por ele ministradas, quais sejam: Representação Descritiva I e II e Fontes de Informação. Ademais, reforça o método de ensino adotado nas disciplinas, considerando a filosofia do “ensinar aprendendo” e a prática da pesquisa. Por fim, conclui apontando as contribuições da experiência no desenvolvimento profissional do docente e do alunado, haja vista a formação de competências e habilidades necessárias ao exercício profissional junto ao mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Gestão & Organização do Conhecimento - UFMG. Mestre em Gestão & Organização do Conhecimento - UFMG. Graduado em Biblioteconomia – UFES.

Downloads

Publicado

24-11-2020

Como Citar

SANTA ANNA, J. O INICIAR DE UMA CARREIRA PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PROFESSOR SUBSTITUTO DE BIBLIOTECONOMIA . BiblioCanto, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 1–24, 2020. DOI: 10.21680/2447-7842.2020v6n1ID19750. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/19750. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência