REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFBA: VISIBILIDADE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DOS GRADUADOS

  • Davilene Souza Santos Universidade Federal da Bahia/UFBA
  • Flávia Goulart Mota Garcia Rosa Universidade Federal da Bahia/UFBA
Palavras-chave: Comunicação científica, Acesso aberto, Repositório Institucional, Universidade Federal da Bahia, Graduados

Resumo


Este artigo visa verificar a disponibilização de conteúdo das produções acadêmicas dos alunos graduados no Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia. O repositório possibilita alavancar a visibilidade dos documentos produzidos por esses estudantes, de modo que estimule a produção de conhecimento no âmbito dos cursos de graduação, atendendo aos princípios da comunicação científica em meio digital. Percebe-se que há diversos meios de disseminação para as teses e dissertações, contemplando a produção dos discentes de pós-graduação, a exemplo da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, e da Plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os Repositórios Institucionais se apresentam como um importante canal para a disseminação da comunicação científica através dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos graduandos, permitindo que o conhecimento produzido por eles seja compartilhado de forma ampla. A pesquisa descritiva se caracteriza por sua natureza aplicada, através de uma abordagem quali-quantitativa. Adotamos como procedimento de coleta de dados a observação sistemática do repositório e consulta ao representante do órgão gestor do repositório. Como resultado, verificamos que poucos cursos de graduação disponibilizam as produções dos graduados, já outros cursos não inseriram nenhum documento desse tipo. O levantamento dos dados permitiu concluir que ainda é incipiente a inserção de Trabalhos de Conclusão de Curso dos graduados, necessitando de um trabalho de incentivo junto aos coordenadores, docentes e discentes dos cursos de graduação e normativas para esta inserção, bem como maior clareza nas orientações do Repositório da Instituição quanto a disponibilização dessa produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davilene Souza Santos, Universidade Federal da Bahia/UFBA

Mestra em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (UFBA); Especialista em Gestão de Pessoa - (FAMETTIG); Graduada em Biblioteconomia e Documentação (UFBA)

Flávia Goulart Mota Garcia Rosa, Universidade Federal da Bahia/UFBA

Professora Associado IV da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA); Responsável pela implantação do Repositório Institucional da UFBA; Vinculada ao Programa de Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares sobre Universidade (EISU); Diretora da Editora Universitária da UFBA (EDUFBA); Diretora de Comunicação da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU)

Publicado
31-12-2020
Como Citar
SANTOS, D. S.; ROSA, F. G. M. G. REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFBA: VISIBILIDADE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DOS GRADUADOS. BiblioCanto, v. 6, n. 1, p. 40 - 60, 31 dez. 2020.
Seção
Artigos