REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFBA: VISIBILIDADE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DOS GRADUADOS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2020v6n1ID21356Palavras-chave:
Comunicação científica, Acesso aberto, Repositório Institucional, Universidade Federal da Bahia, GraduadosResumo
Este artigo visa verificar a disponibilização de conteúdo das produções acadêmicas dos alunos graduados no Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia. O repositório possibilita alavancar a visibilidade dos documentos produzidos por esses estudantes, de modo que estimule a produção de conhecimento no âmbito dos cursos de graduação, atendendo aos princípios da comunicação científica em meio digital. Percebe-se que há diversos meios de disseminação para as teses e dissertações, contemplando a produção dos discentes de pós-graduação, a exemplo da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, e da Plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os Repositórios Institucionais se apresentam como um importante canal para a disseminação da comunicação científica através dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos graduandos, permitindo que o conhecimento produzido por eles seja compartilhado de forma ampla. A pesquisa descritiva se caracteriza por sua natureza aplicada, através de uma abordagem quali-quantitativa. Adotamos como procedimento de coleta de dados a observação sistemática do repositório e consulta ao representante do órgão gestor do repositório. Como resultado, verificamos que poucos cursos de graduação disponibilizam as produções dos graduados, já outros cursos não inseriram nenhum documento desse tipo. O levantamento dos dados permitiu concluir que ainda é incipiente a inserção de Trabalhos de Conclusão de Curso dos graduados, necessitando de um trabalho de incentivo junto aos coordenadores, docentes e discentes dos cursos de graduação e normativas para esta inserção, bem como maior clareza nas orientações do Repositório da Instituição quanto a disponibilização dessa produção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.