Biblioteca Central Zila Mamede e o inventário de suas coleções especiais

Autores

  • Tércia Maria Souza de Moura Marques UFRN, Brasil
  • Maria do Socorro do Nascimento Oliveira UFRN
  • Rosa Ticiane de Oliveira Almeida UFRN
  • Angelike Katherine Pereira da Silva UFRN
  • Juliane medeiros de Lima UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2022v8n1ID25679

Palavras-chave:

gerenciamento de acervos – inventário, inventário – prática, inventário – trabalho colaborativo, biblioteca universitária

Resumo

No ano em que comemora sessenta anos de funcionamento, a Biblioteca Central Zila Mamede realiza o primeiro inventário automatizado do seu patrimônio bibliográfico. Patrimônio este constituído por diversas coleções, o que justifica o recorte feito à escrita do artigo: 9 coleções salvaguardadas no Setor de Coleções Especiais. A pesquisa é um relato de experiência, que objetiva documentar o planejamento, a metodologia utilizada e os resultados alcançados na realização do inventário das 9 coleções, objeto desse estudo, no intuito de contribuir com outras unidades informacionais na realização de seus inventários. Para tanto percorreu as etapas de convocação e capacitação da equipe; organização do acervo; realização da captura de códigos de barras dos materiais por meio do aplicativo Bib Inventário Mobile; avaliação dos dados; localização de erros; aplicação de soluções. Como resultados, o inventário apontou que 12,28% dos materiais cadastrados no sistema apresentavam algum tipo de ocorrência, sendo que a maioria delas não influenciava na busca e recuperação dos materiais. Após as devidas correções, 0,86% do total dos itens inventariados não foram localizados, resultado que, embora reduzido, a equipe espera eliminar nos próximos levantamentos. Finalmente, a atividade permitiu registrar e reparar possíveis erros, perdas e/ou danos, tanto nos materiais físicos como no sistema de gerenciamento do acervo, possibilitando à equipe envolvida um aprendizado significativo e, consequentemente, os seus resultados, servirão de base para o planejamento e tomada de decisões administrativas da biblioteca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tércia Maria Souza de Moura Marques, UFRN, Brasil

Mestra em Educação pela UFRN. Especialista em Gestão de Pessoas pela UFRN e Bacharel em Biblioteconomia pela UFRN.

Maria do Socorro do Nascimento Oliveira, UFRN

Mestre em Administração pela Universidade Potiguar. Especialista em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação pela UFRN e Bacharel em Biblioteconomia pela UFRN.

Rosa Ticiane de Oliveira Almeida, UFRN

Mestra em Engenharia Sanitária pela UFRN. Bacharel em Engenharia Civil pela UFRN.

Angelike Katherine Pereira da Silva, UFRN

Graduada em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) e em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bibliotecária documentalista da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM)

Juliane medeiros de Lima, UFRN

Especialização em Gestão Universitária pela UFRN. Graduação em Biblioteconomia e em Pedagogia pela UFRN.

Downloads

Publicado

11-03-2022

Como Citar

MARQUES, T. M. S. de M.; OLIVEIRA, M. do S. do N.; ALMEIDA, R. T. de O. .; SILVA, A. K. P. da; LIMA, J. medeiros de. Biblioteca Central Zila Mamede e o inventário de suas coleções especiais. BiblioCanto, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–24, 2022. DOI: 10.21680/2447-7842.2022v8n1ID25679. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/25679. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência