Registros de empréstimos, devoluções e atrasos do Sistema de Bibliotecas da UFRN:
uma análise quantitativa entre os anos 2006 e 2022
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2025v11n1ID38134Palavras-chave:
Biblioteconomia, Estatística, Ensino-aprendizagem, vínculo institucionalResumo
O correto funcionamento da relação entre usuários e as bibliotecas universitárias depende de uma adequada circulação do acervo pertencente a estas. Os atrasos nas devoluções dos materiais emprestados, então, caracterizam-se como um empecilho para a manutenção de uma relação harmoniosa entre esses agentes. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi quantificar os registros de empréstimos e atrasos nas devoluções do material do SISBI. Para isso, utilizaram-se algumas medidas numéricas descritivas, que contemplam o capítulo 3 da disciplina de Probabilidade e Estatística ministrada na Escola de Ciências e Tecnologia. A linguagem de programação Python foi utilizada para construir representações gráficas do comportamento dos dados obtidos por meio da página de dados abertos da UFRN. A partir dos resultados foi possível perceber quantidades expressivas de atrasos quando estudadas as categorias de vínculos do SISBI. Com isso, mostrou-se a necessidade de desenvolvimento de métodos mais eficazes para os grupos: servidor técnico-administrativo, aluno de graduação e docente. Além disso, também foi identificado um padrão de comportamento bem delimitado quando observado a variação dos empréstimos e atrasos em relação à variação mensal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 BiblioCanto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

English
Português (Brasil)


