Educação de Jovens e Adultos

uma experiência de ensino e aprendizagem entre adultos

Autores

  • Alexandra Maria Pinheiro Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Estágio Curricular. Ensino e aprendizagem. EJA. Aula como acontecimento.

Resumo

Este trabalho refere-se às experiências compartilhadas durante o estágio em Ensino Fundamental I, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. A experiência dividiu-se em momentos de observação e prática docente, nos quais foi possível refletir sobre os recursos pedagógicos utilizados tanto para a participação da turma quanto para avaliação da prática docente proporcionada, levando em consideração a proposta freireana de atuação na EJA. Os interlocutores principais dessa experiência foram Freire (1983, 2011); Ponte e Clark (2016), Geraldi (2010), entre outros, numa perspectiva de inclusão de uma leitura de mundo própria, a qual se contrapõem a negação de direitos vivenciada pelos sujeitos da EJA, e da compreensão da aula como acontecimento, respectivamente. Esse relato está dividido em três momentos, onde apresento o contexto da experiência e seus atores, as atividades desenvolvidas fazendo a interlocução com os autores e por fim, e as considerações acerca de uma experiência tão rica e necessária: o estágio curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

PINHEIRO ROSA, A. M. Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de ensino e aprendizagem entre adultos. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 4, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/28294. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência