Educação de Jovens e Adultos
uma experiência de ensino e aprendizagem entre adultos
DOI:
https://doi.org/10.21680/2763-6488.2022v4n1ID28294Palabras clave:
Estágio Curricular. Ensino e aprendizagem. EJA. Aula como acontecimento.Resumen
Este trabalho refere-se às experiências compartilhadas durante o estágio em Ensino Fundamental I, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. A experiência dividiu-se em momentos de observação e prática docente, nos quais foi possível refletir sobre os recursos pedagógicos utilizados tanto para a participação da turma quanto para avaliação da prática docente proporcionada, levando em consideração a proposta freireana de atuação na EJA. Os interlocutores principais dessa experiência foram Freire (1983, 2011); Ponte e Clark (2016), Geraldi (2010), entre outros, numa perspectiva de inclusão de uma leitura de mundo própria, a qual se contrapõem a negação de direitos vivenciada pelos sujeitos da EJA, e da compreensão da aula como acontecimento, respectivamente. Esse relato está dividido em três momentos, onde apresento o contexto da experiência e seus atores, as atividades desenvolvidas fazendo a interlocução com os autores e por fim, e as considerações acerca de uma experiência tão rica e necessária: o estágio curricular.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Cadernos de Estágio

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)