O Estágio Supervisionado para Formação do Professor de Geografia no ensino remoto emergencial

Autores

  • Leonardo Cardoso Silva Cansanção Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Marcus Vinícius dos Santos Silva UFPE
  • Renata Costa Gomes
  • Paulo César de Oliveira

Resumo

O Estágio Supervisionado é uma atividade prática e reflexiva fundamental para formação dos estagiários futuros professores de Geografia, no qual as aprendizagens essenciais ao exercício docente são desenvolvidas. Os objetivos desta pesquisa são: a) Entender a importância do Estágio Supervisionado para formação dos licenciandos em Geografia; b) Compreender como o Estágio Supervisionado em Geografia na Universidade de Pernambuco (UPE), campus Mata Norte, pode influenciar na formação dos estagiários, considerando o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Essa pesquisa tem uma metodologia qualitativa de cunho dedutivo exploratório a partir da utilização do Google Formulário (questionário misto) e revisão bibliográfica. Os resultados constataram que os estagiários são conhecedores da importância do Estágio Supervisionado e das suas dificuldades considerando o ERE; mobilizam os conhecimentos geográficos de forma diversificada; acreditam que o Estágio Supervisionado foi contribuidor para formação inicial docente na pandemia e que influenciou positivamente para a atuação do magistério ainda no contexto do ERE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Cardoso Silva Cansanção, Universidade de Pernambuco (UPE)

Graduado em Licencitura em Geografia pela Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte.

Marcus Vinícius dos Santos Silva, UFPE

Graduado em Licenciatura em Geografia na Universidade de Pernambuco (UPE). Mestrando em Educação - PPGEdu (UFPE). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia. Em 2017 até metade do ano de 2018 foi vinculado ao Programa de Iniciação Científica (PIBIC) com o projeto de pesquisa: Relação entre Saúde e Meio Ambiente na Perspectiva do Desenvolvimento de Políticas Públicas: Análise do Papel da Atenção Primária no Município de Nazaré da Mata-PE orientado pela Professora Dra. Priscila Felix Bastos. De Agosto de 2018 até agosto de 2019 estive enquadrado no Projeto de Pesquisa: Estudo da Degradação de Ecossistemas Fluviais e de Práticas de Educação Ambiental em Escolas de Comunidades Ribeirinhas de Nazaré da Mata-PE, como bolsista do CNPq.

Renata Costa Gomes

Graduada em Licencitura em Geografia pela Universidade de Pernambuco (UPE) - Campus Mata Norte

Paulo César de Oliveira

Possui Licenciatura Plena em Geografia pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (2006), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2013) e, doutorando em Geografia pelo PPGEO - UFPE. Atualmente é professor efetivo - Secretaria da Educação do Estado de Pernambuco, e, professor universitário pela UPE - Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área do Ensino de Geografia, com ênfase em Divulgação Científica, atuando principalmente nos seguintes temas/disciplinas: Educação ambiental, Metodologia do Ensino, Métodos e técnicas de pesquisa, Estágio Supervisionado, Didática do Ensino Superior, Industrialização e serviços, Gestão dos Recursos Hídricos, Processos de Regionalização e Violência urbana.

Downloads

Publicado

13-04-2023

Como Citar

CARDOSO SILVA CANSANÇÃO, L.; DOS SANTOS SILVA, M. V.; COSTA GOMES, R.; CÉSAR DE OLIVEIRA, P. O Estágio Supervisionado para Formação do Professor de Geografia no ensino remoto emergencial. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 4, n. 2, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29509. Acesso em: 11 set. 2024.