Teatro de muitos sentidos

a experiência de ensino no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar

Autores

  • Kely Araújo UFRN
  • Jefferson Fernandes UFRN
  • Malu Maia UFRN

Palavras-chave:

Deficiência visual;, Ensino de teatro;, Audiocena;, Contação de história.

Resumo

Esse artigo apresenta o relato da experiência do Estágio Supervisionado de Formação de Professores para o Ensino Fundamental, do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realizado no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar, que atende alunas e alunos, com deficiência visual, da rede pública de ensino do estado do Rio Grande do Norte. Nessa vivência, o principal  objetivo era possibilitar um teatro que pudesse ser feito para e por pessoas com deficiência visual. Se estabelece aqui um caminho e experimentam-se estratégias para uma educação na área do teatro que considere todas as singularidades e os diversos sentidos que proporcionam uma experiência estética orientada pela não vidência. A partir da contação de história e da audiocena, explora-se a multissensorialidade como campo de fruição no viés da não vidência, ressaltando a importância da acessibilidade que inclua as alunas(os) como agentes no processo de ensino-aprendizagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Fernandes, UFRN

Docente do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (CE/UFRN). Professor do Estágio Supervisionado em Teatro (UFRN) e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGED), Educação Especial (PPGEEsp) e Artes Cênicas (PPGARC) da UFRN. Desenvolve estudos na interface teatro, deficiência e acessibilidade.

 

Malu Maia , UFRN

studante do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bolsista voluntária do projeto de extensão “O que Os Olhos Não Veem - A Cena Pelo Avesso e Pelo Verso”. Pesquisadora na área de dramaturgia, dando destaque às questões feministas e de gênero.

 

Downloads

Publicado

13-04-2023

Como Citar

ARAÚJO, K.; FERNANDES ALVES , J.; DE FRANÇA MAIA, M. L. Teatro de muitos sentidos: a experiência de ensino no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 4, n. 2, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/30271. Acesso em: 22 dez. 2024.