Teatro de muitos sentidos
a experiência de ensino no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar
Palavras-chave:
Deficiência visual;, Ensino de teatro;, Audiocena;, Contação de história.Resumo
Esse artigo apresenta o relato da experiência do Estágio Supervisionado de Formação de Professores para o Ensino Fundamental, do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realizado no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar, que atende alunas e alunos, com deficiência visual, da rede pública de ensino do estado do Rio Grande do Norte. Nessa vivência, o principal objetivo era possibilitar um teatro que pudesse ser feito para e por pessoas com deficiência visual. Se estabelece aqui um caminho e experimentam-se estratégias para uma educação na área do teatro que considere todas as singularidades e os diversos sentidos que proporcionam uma experiência estética orientada pela não vidência. A partir da contação de história e da audiocena, explora-se a multissensorialidade como campo de fruição no viés da não vidência, ressaltando a importância da acessibilidade que inclua as alunas(os) como agentes no processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Estágio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.