Teatro de muitos sentidos

a experiência de ensino no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar

Auteurs-es

  • Kely Araújo UFRN
  • Jefferson Fernandes Alves UFRN
  • Maria Luiza de França Maia UFRN

Mots-clés :

Deficiência visual;, Ensino de teatro;, Audiocena;, Contação de história.

Résumé

Esse artigo apresenta o relato da experiência do Estágio Supervisionado de Formação de Professores para o Ensino Fundamental, do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realizado no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar, que atende alunas e alunos, com deficiência visual, da rede pública de ensino do estado do Rio Grande do Norte. Nessa vivência, o principal  objetivo era possibilitar um teatro que pudesse ser feito para e por pessoas com deficiência visual. Se estabelece aqui um caminho e experimentam-se estratégias para uma educação na área do teatro que considere todas as singularidades e os diversos sentidos que proporcionam uma experiência estética orientada pela não vidência. A partir da contação de história e da audiocena, explora-se a multissensorialidade como campo de fruição no viés da não vidência, ressaltando a importância da acessibilidade que inclua as alunas(os) como agentes no processo de ensino-aprendizagem. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Jefferson Fernandes Alves , UFRN

Docente do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (CE/UFRN). Professor do Estágio Supervisionado em Teatro (UFRN) e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGED), Educação Especial (PPGEEsp) e Artes Cênicas (PPGARC) da UFRN. Desenvolve estudos na interface teatro, deficiência e acessibilidade.

 

Maria Luiza de França Maia, UFRN

studante do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bolsista voluntária do projeto de extensão “O que Os Olhos Não Veem - A Cena Pelo Avesso e Pelo Verso”. Pesquisadora na área de dramaturgia, dando destaque às questões feministas e de gênero.

 

Téléchargements

Publié-e

13-04-2023

Comment citer

ARAÚJO, K.; FERNANDES ALVES , J.; DE FRANÇA MAIA, M. L. Teatro de muitos sentidos: a experiência de ensino no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 4, n. 2, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/30271. Acesso em: 21 nov. 2024.