Estágio supervisionado:

relato de experiência a partir de uma Sequência de Ensino por Investigação

Autores/as

  • Antônio Miguel Gomes Lima Universidade Federal do Rio Grande https://orcid.org/0000-0002-3765-6105
  • Márcia Helena Scherer Kurz FURG
  • Caroline Braga Michel FURG
  • Carla Weber Scheeren FURG
  • Charles dos Santos Guidotti FURG

Palabras clave:

Atividades; Ensino-aprendizagem; Vivências., Ciências

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antônio Miguel Gomes Lima, Universidade Federal do Rio Grande

Graduado em Ciências Exatas com ênfase em Química e Pedagogia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Cromatografia, Espectrometria de Massas Sequencial (MS/MS), extração e pré-concentração de amostras e resíduos de pesticidas e compostos orgânicos relacionados. Atualmente, integro grupo do Laboratório de Análises de Resíduos Contaminantes Orgânicos (LARCO) deesenvolvendo métodos, validando e otimizando para determinar compostos orgânicos em matrizes de água e arroz empregando Cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas e Cromatografia a Líquido- Líquido de Alta Eficiência e o Laboratório de Solos desenvolvendo métodos e preparos de amostras visando análise de metais pesados por Espectrometria Absorção Atômica em diversas matrizes.

Márcia Helena Scherer Kurz, FURG

Possui graduação em Quimica Industrial (1999) e Química Licenciatura (2001), Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Química, área de Quimica Analítica, todos pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: águas, alimentos, agrotóxicos, contaminantes organicos, HPLC, GC, GC-MS e validação. Atualmente trabalha na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no cargo de Quimico.

Caroline Braga Michel, FURG

 

Graduada em Pedagogia, FURG (2007), Especialista em Educação Física Escolar, FURG (2010), Mestra em Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde (FURG, 2011) e Doutora em Educação (UFPEL, 2017).

Carla Weber Scheeren, FURG

Graduada em Química Industrial, 2000, UFSM; Mestre em Química, 2002, UFSM; Doutor em Química, 2006, UFRGS; PHD em Química, 2007, Université Louis Pasteur (ULP).

Charles dos Santos Guidotti, FURG

Graduado em Licenciatura em Física, 2011, FURG; Mestre em Ensino de Ciências, 2014, FURG; Doutorando em Ensino de Ciências, FURG.

 

Publicado

31-07-2023

Cómo citar

GOMES LIMA, A. M.; SCHERER KURZ, M. H.; BRAGA MICHEL, C. .; WEBER SCHEEREN, C.; DOS SANTOS GUIDOTTI, C. Estágio supervisionado:: relato de experiência a partir de uma Sequência de Ensino por Investigação. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 5, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/31922. Acesso em: 20 may. 2024.