Coordenador/a Pedagógico/a:

todos podem, mas quem deve pleitear essa função?

Autores

  • Lorena Gomes Santiago

Resumo

O presente artigo apresenta e abre discussão sobre quem deve pleitear a função de coordenador/a pedagógico/a em uma instituição de ensino. Para aprofundarmos nossas reflexões e suscitar questionamentos que promovam outras considerações, fez-se necessário contextualizar alguns aspectos como: a função e a importância do trabalho desenvolvido pelo/a coordenador/a pedagógico/a, a necessidade de formação permanente de aperfeiçoamento e renovação dos saberes necessários para pleitear a função do coordenador pedagógico e a busca de uma identidade para fortalecer e engajar a profissionalização desse agente. Reporto-me a alguns autores como Lima e Santos (2007), Nery (2013), Paro (2014), Placco, Souza e Almeida (2012) que tecem discussões acerca dos sujeitos que coordenam o espaço escolar. Ante à complexidade da função desse profissional, entendo que todos podem, sim, intentar o cargo de coordenador, mas nem todos devem sustentar tamanha responsabilidade para que a função social da escola não seja comprometida.

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Publicado

22-06-2023

Como Citar

GOMES SANTIAGO, L. Coordenador/a Pedagógico/a:: todos podem, mas quem deve pleitear essa função?. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 178–188, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/32932. Acesso em: 22 dez. 2024.