Coordenador/a Pedagógico/a:
todos podem, mas quem deve pleitear essa função?
Résumé
O presente artigo apresenta e abre discussão sobre quem deve pleitear a função de coordenador/a pedagógico/a em uma instituição de ensino. Para aprofundarmos nossas reflexões e suscitar questionamentos que promovam outras considerações, fez-se necessário contextualizar alguns aspectos como: a função e a importância do trabalho desenvolvido pelo/a coordenador/a pedagógico/a, a necessidade de formação permanente de aperfeiçoamento e renovação dos saberes necessários para pleitear a função do coordenador pedagógico e a busca de uma identidade para fortalecer e engajar a profissionalização desse agente. Reporto-me a alguns autores como Lima e Santos (2007), Nery (2013), Paro (2014), Placco, Souza e Almeida (2012) que tecem discussões acerca dos sujeitos que coordenam o espaço escolar. Ante à complexidade da função desse profissional, entendo que todos podem, sim, intentar o cargo de coordenador, mas nem todos devem sustentar tamanha responsabilidade para que a função social da escola não seja comprometida.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.