A ação do coordenador pedagógico no fortalecimento do trabalho coletivo

nas entrelinhas do fazer pedagógico

Autores

  • Rhebecca Samilly Tinoco Barreto
  • Veronica Oliveira dos Santos

Resumo

O presente trabalho é fruto de reflexões e observações desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado vivenciado por duas licenciandas do curso Pedagogia no campo da Coordenação Pedagógica. Busca-se refletir sobre a importância do trabalho coletivo na escola e a ação do Coordenador para o fortalecimento da coletividade. O Estágio foi realizado em uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Natal. Sendo assim, é uma pesquisa de caráter exploratório e participante, com a modalidade observação participante e, para obtenção dos dados, foram adotadas atividades como: questionário estruturado, observação e participação de reuniões; observação dos momentos de planejamento pedagógico. Assim, foi possível constatar a importância da atuação da Coordenação Pedagógica no trabalho coletivo na escola e a fundamentalidade do planejamento pedagógico para a articulação de uma equipe. Portanto, essa experiência suscitou diversas reflexões que convergiram para destacar o potencial dos coordenadores na ação para fortalecer o trabalho coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-06-2023

Como Citar

TINOCO BARRETO, R. S. .; OLIVEIRA DOS SANTOS, V. . A ação do coordenador pedagógico no fortalecimento do trabalho coletivo: nas entrelinhas do fazer pedagógico. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 189–199, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/32933. Acesso em: 23 nov. 2024.