A ação do coordenador pedagógico no fortalecimento do trabalho coletivo
nas entrelinhas do fazer pedagógico
Abstract
O presente trabalho é fruto de reflexões e observações desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado vivenciado por duas licenciandas do curso Pedagogia no campo da Coordenação Pedagógica. Busca-se refletir sobre a importância do trabalho coletivo na escola e a ação do Coordenador para o fortalecimento da coletividade. O Estágio foi realizado em uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Natal. Sendo assim, é uma pesquisa de caráter exploratório e participante, com a modalidade observação participante e, para obtenção dos dados, foram adotadas atividades como: questionário estruturado, observação e participação de reuniões; observação dos momentos de planejamento pedagógico. Assim, foi possível constatar a importância da atuação da Coordenação Pedagógica no trabalho coletivo na escola e a fundamentalidade do planejamento pedagógico para a articulação de uma equipe. Portanto, essa experiência suscitou diversas reflexões que convergiram para destacar o potencial dos coordenadores na ação para fortalecer o trabalho coletivo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.