Teoria da carência cultural em voga

um triste relato de estágio

Autores

  • José Guilherme Oliveira da Silva UFRN

Palavras-chave:

Licenciatura, Estágio Supervisionado em História

Resumo

O presente relato de experiência parte das vivências ocorridas em uma Escola Municipal de Natal, em função da disciplina “Estágio Supervisionado para formação de Professores II (História)”, componente curricular obrigatório para conclusão da licenciatura em História. Durante as experiências, foi constatada uma predominância de visões preconceituosas por parte dos professores em relação aos alunos, com características passíveis de serem definidas como parte da “Teoria da Carência Cultural”, conceito pautado por Maria Helena Souza Patto. São feitas considerações sobre as vivências, violências no cotidiano da escola, o processo educativo, a realidade escolar, e também em relação à formação docente, em um relato mais especulativo que conclusivo.

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Publicado

29-12-2023

Como Citar

OLIVEIRA DA SILVA, J. G. Teoria da carência cultural em voga: um triste relato de estágio. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 5, n. 2, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/33064. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência