A importância dos modelos didáticos de anatomia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da rede básica na Escola Estadual Castro Alves

Autores

  • Paulo Henrique Andrade Camara Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Meyrielli Suzane Matias de Piava
  • Hadssa Layla Bezerra
  • Gerson Lenno Cabral da silva
  • Jadson Denes Costa Menezes

Palavras-chave:

Laboratório, Modelos didáticos, Anatomia, aprendizagem

Resumo

Este trabalho foi realizado na Escola Estadual Castro Alves, no município de Natal, partindo da importância da valorização dos laboratórios de ciências nas escolas, bem como dos materiais didáticos disponíveis nele. Dentre esses materiais, foram destacados os modelos anatômicos, que a escola já possuía e complementares, promovendo momentos de interação com esses modelos para os alunos e os questionando a respeito deles para analisar a importância do uso desses modelos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de sistemas anatômicos e fisiológicos. Por meio de uma atividade de sondagem, rodas de conversas e questionários, foi possível observar tanto os conhecimentos prévios dos alunos quanto perceber os motivos pelos quais essas ferramentas favorecem a conexão de assuntos teóricos com práticos/visuais, assim como a capacidade de tornar momentos de aprendizagem mais interessantes e divertidos para os estudantes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

ANDRADE CAMARA, P. H.; MATIAS DE PIAVA, M. S.; BEZERRA, H. L.; CABRAL DA SILVA, G. L.; DENES COSTA MENEZES, J. A importância dos modelos didáticos de anatomia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da rede básica na Escola Estadual Castro Alves. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 5, n. 2, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/33621. Acesso em: 22 dez. 2024.