A auto(trans)formação da prática docente

pedagogias emergentes na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2763-6488.2024v6n1ID34973

Palavras-chave:

Autotransformação, Narrativas, Prática Docente, Diário de Classe, Professor Reflexivo

Resumo

Este estudo aborda o processo de auto(trans)formação docente a partir das reflexões entretecidas no estágio de docência numa turma de EJA, buscando discutir e refletir sobre possibilidades outras do ser docente e ampliar o debate sobre os desafios da prática pedagógica nessa modalidade de ensino. A abordagem metodológica, de cunho qualitativo, contemplou a análise da narrativa autobiográfica presente nas reflexões do diário de classe do estágio. O referencial teórico utilizado apoia-se nas contribuições de Josso, Passeggi, Nóvoa, Zabalza, Henz e Signor. Como resultados, destacam-se as lições e as pedagogias emergentes, derivadas de um processo de auto(trans)formação do professor reflexivo. Em decorrência, apontam-se questões que sinalizam modos outros de compor a prática docente que visam o (des)envolvimento da pessoa em suas múltiplas dimensões: afetiva-social-cultural-política, na perspectiva de uma educação emancipadora, em que sujeitos jovens, adultos e idosos se reconheçam a(u)tores capazes de aprender e viver-com.

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Biografia do Autor

Rafael Arenhaldt, UFRGS

Professor Adjunto da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciado em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

13-08-2024

Como Citar

CHESINI MENDES, M.; DA SILVEIRA, C. A.; ARENHALDT, R. A auto(trans)formação da prática docente: pedagogias emergentes na Educação de Jovens e Adultos. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 6, n. 1, 2024. DOI: 10.21680/2763-6488.2024v6n1ID34973. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/34973. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos