A auto(trans)formação da prática docente
pedagogias emergentes na Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.21680/2763-6488.2024v6n1ID34973Palabras clave:
Autotransformação, Narrativas, Prática Docente, Diário de Classe, Professor ReflexivoResumen
Este estudo aborda o processo de auto(trans)formação docente a partir das reflexões entretecidas no estágio de docência numa turma de EJA, buscando discutir e refletir sobre possibilidades outras do ser docente e ampliar o debate sobre os desafios da prática pedagógica nessa modalidade de ensino. A abordagem metodológica, de cunho qualitativo, contemplou a análise da narrativa autobiográfica presente nas reflexões do diário de classe do estágio. O referencial teórico utilizado apoia-se nas contribuições de Josso, Passeggi, Nóvoa, Zabalza, Henz e Signor. Como resultados, destacam-se as lições e as pedagogias emergentes, derivadas de um processo de auto(trans)formação do professor reflexivo. Em decorrência, apontam-se questões que sinalizam modos outros de compor a prática docente que visam o (des)envolvimento da pessoa em suas múltiplas dimensões: afetiva-social-cultural-política, na perspectiva de uma educação emancipadora, em que sujeitos jovens, adultos e idosos se reconheçam a(u)tores capazes de aprender e viver-com.
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