Práticas sociais, letramentos e língua de sinais

Autores

  • Flávia Roldan Viana

Palavras-chave:

Língua de Sinais, Ensino de Língua Portuguesa, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Surdo

Resumo

A fim de superar abordagens metodológicas que desconsideram as especifici- dades linguísticas da pessoa surda, este ensaio propõe apresentar uma discussão entre a aprendizagem da língua portuguesa por estudantes surdos/as e as TDIC, desenvolven- do-se em torno de um problema, que circunscreve outras duas questões e que norteiam o projeto de pesquisa “Letramentos e língua de sinais no contexto das práticas sociais: dos sinais para a escrita, atividades de retextualização”. A partir de uma pesquisa bibliográfica, chegamos ao entendimento que os desafios que se colocam na educação inclusiva são muitos e estão marcados por rupturas e contradições dentro de um contexto de processo relacional e ativo, mas a educação de surdos fortalece o reconhecimento das especificida- des de ensino e aprendizagem desse alunado, mas as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) podem fortalecer o reconhecimento das especificidades de ensino e aprendizagem desse alunado.

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Publicado

22-03-2024

Como Citar

VIANA, F. R. Práticas sociais, letramentos e língua de sinais. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 5, n. 4, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/35690. Acesso em: 1 maio. 2024.