Práticas sociais, letramentos e língua de sinais
Palavras-chave:
Língua de Sinais, Ensino de Língua Portuguesa, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, SurdoResumo
A fim de superar abordagens metodológicas que desconsideram as especifici- dades linguísticas da pessoa surda, este ensaio propõe apresentar uma discussão entre a aprendizagem da língua portuguesa por estudantes surdos/as e as TDIC, desenvolven- do-se em torno de um problema, que circunscreve outras duas questões e que norteiam o projeto de pesquisa “Letramentos e língua de sinais no contexto das práticas sociais: dos sinais para a escrita, atividades de retextualização”. A partir de uma pesquisa bibliográfica, chegamos ao entendimento que os desafios que se colocam na educação inclusiva são muitos e estão marcados por rupturas e contradições dentro de um contexto de processo relacional e ativo, mas a educação de surdos fortalece o reconhecimento das especificida- des de ensino e aprendizagem desse alunado, mas as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) podem fortalecer o reconhecimento das especificidades de ensino e aprendizagem desse alunado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.