O(a) coordenador(a) de ensino do NEI/CAp-UFRN
um(a) mediador(a) de práticas inclusivas na escola da infância
DOI:
https://doi.org/10.21680/2763-6488.2024v6n3ID38592Palabras clave:
Educação Inclusiva, Diversidade, Colégio de AplicaçãoResumen
O presente artigo originou-se de dez observações realizadas durante a disciplina “Atividade Especial Coletiva Estágio Supervisionado III, em Coordenação Pedagógica”, realizada no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 2018. A pesquisa tem por finalidade compreender qual o papel do(a) coordenador(a) pedagógico(a) na efetivação de práticas inclusivas realizadas na escola da infância, considerando a diversidade apresentada na instituição educativa. Para tanto, realizou-se um estudo de caso de natureza qualitativa, adotando-se como instrumentos para a construção dos dados, a observação e o registro em diário de campo. O referencial teórico consultado centralizou-se em Almeida (2005), Freire (1996), Mantoan (2015) e Orsolon (2005). Como resultado, verificou-se que as ações desenvolvidas pelas coordenadoras de ensino da escola possuem uma perspectiva inclusiva,pois os partícipes da instituição (crianças e servidores) têm seus direitos e subjetividades considerados desde o planejamento até a execução das experiências pedagógicas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)