O(a) coordenador(a) de ensino do NEI/CAp-UFRN

um(a) mediador(a) de práticas inclusivas na escola da infância

Autores/as

  • Silvia Cristiane Vieira Fonseca
  • Piedade Beatriz Ferreira de Almeida Silva
  • Cibele Lucena de Almeida
  • Elda Silva do Nascimento Melo

DOI:

https://doi.org/10.21680/2763-6488.2024v6n3ID38592

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Diversidade, Colégio de Aplicação

Resumen

O presente artigo originou-se de dez observações realizadas durante a disciplina “Atividade Especial Coletiva Estágio Supervisionado III, em Coordenação Pedagógica”, realizada no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 2018. A pesquisa tem por finalidade compreender qual o papel do(a) coordenador(a) pedagógico(a) na efetivação de práticas inclusivas realizadas na escola da infância, considerando a diversidade apresentada na instituição educativa. Para tanto, realizou-se um estudo de caso de natureza qualitativa, adotando-se como instrumentos para a construção dos dados, a observação e o registro em diário de campo. O referencial teórico consultado centralizou-se em Almeida (2005), Freire (1996), Mantoan (2015) e Orsolon (2005). Como resultado, verificou-se que as ações desenvolvidas pelas coordenadoras de ensino da escola possuem uma perspectiva inclusiva,pois os partícipes da instituição (crianças e servidores) têm seus direitos e subjetividades considerados desde o planejamento até a execução das experiências pedagógicas.

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Publicado

27-12-2024

Cómo citar

FONSECA, Silvia Cristiane Vieira; SILVA, Piedade Beatriz Ferreira de Almeida; ALMEIDA, Cibele Lucena de; MELO, Elda Silva do Nascimento. O(a) coordenador(a) de ensino do NEI/CAp-UFRN: um(a) mediador(a) de práticas inclusivas na escola da infância. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 6, n. 3, 2024. DOI: 10.21680/2763-6488.2024v6n3ID38592. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/38592. Acesso em: 25 dic. 2025.