Análise do ensino de Ecologia para estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFPE

Autores

  • Walter de Paula Pinto Neto Universidade Federal de Pernambuco
  • Talita Pereira Silva
  • Danilo de Carvalho Leandro
  • Júlio César de Oliveira Santos
  • Tânia Maria da Silva

DOI:

https://doi.org/10.21680/2763-6488.2024v6n3ID38685

Palavras-chave:

ensino de ciências; ecologia; colégios de aplicação; estágio.

Resumo

A Ecologia não é um assunto recente no currículo de Ciências e Biologia, mas vem se apresentando de forma diversa e nem sempre contempla a complexidade do tema. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi relatar e analisar as percepções e práticas de Ensino de Ecologia com alunos da terceira série do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. Como percurso metodológico foi utilizada uma sequência didática contendo estratégias alternativas de ensino do tema, com ludicidade e aulas de campo interdisciplinares. A partir dessa experiência, foi possível perceber que práticas alternativas no Ensino de Ecologia, quando adequadamente planejadas e aplicadas, podem contribuir para a promoção de benefícios significativos tanto para os alunos quanto para a formação profissional dos estagiários envolvidos. Além disso, a relação entre teoria e prática, sob uma perspectiva multidisciplinar, é fundamental para abordar um tema complexo como a Ecologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

NETO, W. de P. P. .; SILVA, T. P.; LEANDRO, D. de C.; SANTOS, J. C. de O.; SILVA, T. M. da . Análise do ensino de Ecologia para estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFPE. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 6, n. 3, 2024. DOI: 10.21680/2763-6488.2024v6n3ID38685. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/38685. Acesso em: 6 jan. 2025.