Abordagens pedagógicas na Educação Física Escolar:
entre o bom-senso e a filiação teórica
DOI:
https://doi.org/10.21680/2763-6488.2024v6n3ID38687Palavras-chave:
educação física escolar; abordagens pedagógicas; estágio; bom-senso.Resumo
A tradição de se ensinar e de se aprender Educação Física na escola pode ser organizada de forma reducionista, para fins generalizadores explicativos, em três grandes correntes: a tradicional, a do “Rola-a-bola” e a inovadora. (Silva; Bracht, 2012). A primeira, busca identificar e formar atletas de alta performance para o comitê olímpico; a segunda, se livra do trabalho didático e cria ambientes licenciosos e, a última, sofre com as dificuldades naturais do processo pedagógico: fazer da práxis diária, um métier teoricamente orientado para uma realidade que muitas vezes o recursa. Por isso, neste ensaio, discutimos, abrindo mão das duas primeiras correntes, as vantagens e as dificuldades naturais das abordagens do ensino de educação física identificadas no dia a dia de uma escola pública em Natal/RN. O encaminhamento final é sempre adaptar primeiro a teoria para que a realidade material consiga responder melhor aos objetivos pedagógicos
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