Abordagens pedagógicas na Educação Física Escolar:

entre o bom-senso e a filiação teórica

Autores

  • Leonardo Silva Dias
  • Anny Karoliny de Macedo

DOI:

https://doi.org/10.21680/2763-6488.2024v6n3ID38687

Palavras-chave:

educação física escolar; abordagens pedagógicas; estágio; bom-senso.

Resumo

A tradição de se ensinar e de se aprender Educação Física na escola pode ser organizada de forma reducionista, para fins generalizadores explicativos, em três grandes correntes: a tradicional, a do “Rola-a-bola” e a inovadora. (Silva; Bracht, 2012). A primeira, busca identificar e formar atletas de alta performance para o comitê olímpico; a segunda, se livra do trabalho didático e cria ambientes licenciosos e, a última, sofre com as dificuldades naturais do processo pedagógico: fazer da práxis diária, um métier teoricamente orientado para uma realidade que muitas vezes o recursa. Por isso, neste ensaio, discutimos, abrindo mão das duas primeiras correntes, as vantagens e as dificuldades naturais das abordagens do ensino de educação física identificadas no dia a dia de uma escola pública em Natal/RN. O encaminhamento final é sempre adaptar primeiro a teoria para que a realidade material consiga responder melhor aos objetivos pedagógicos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

DIAS, L. S. .; MACEDO, A. K. de . Abordagens pedagógicas na Educação Física Escolar:: entre o bom-senso e a filiação teórica. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 6, n. 3, 2024. DOI: 10.21680/2763-6488.2024v6n3ID38687. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/38687. Acesso em: 7 jan. 2025.