Estágio Supervisionado

a relação teoria e prática reflexiva no curso de licenciatura em física EaD

Auteurs-es

  • Graziele Aparecida Correa Ribeiro

DOI :

https://doi.org/10.21680/2763-6488.2025v7n3ID40788

Résumé

O estágio supervisionado é uma etapa essencial na formação docente, pois permite aos licenciandos vivenciarem a prática pedagógica em contextos reais, mobilizando os conhecimentos da graduação. Na Licenciatura em Física, o estágio proporciona desenvolvimento e reflexão de competências profissionais, em especial na Educação a Distância (EaD), recorte tratado neste artigo. Diante disso, esta pesquisa guiou-se pela questão: como garantir que o estágio supervisionado, na EaD, possibilite uma formação docente de qualidade, que articule teoria e prática e promova o desenvolvimento das competências necessárias ao exercício docente de Física? O objetivo do estudo foi analisar metodologias que favoreçam a formação docente e garantam a interação entre teoria e prática no estágio supervisionado. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com análise de relatos de licenciandos em estágio e categorização dos dados. Os resultados indicam que a EaD proporciona uma base teórica que promove autonomia na elaboração das aulas e no exercício docente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publié-e

21-07-2025

Comment citer

RIBEIRO, Graziele Aparecida Correa. Estágio Supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva no curso de licenciatura em física EaD. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 7, n. 3, 2025. DOI: 10.21680/2763-6488.2025v7n3ID40788. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/40788. Acesso em: 24 déc. 2025.