Estágio Supervisionado
a relação teoria e prática reflexiva no curso de licenciatura em física EaD
DOI:
https://doi.org/10.21680/2763-6488.2025v7n3ID40788Abstract
O estágio supervisionado é uma etapa essencial na formação docente, pois permite aos licenciandos vivenciarem a prática pedagógica em contextos reais, mobilizando os conhecimentos da graduação. Na Licenciatura em Física, o estágio proporciona desenvolvimento e reflexão de competências profissionais, em especial na Educação a Distância (EaD), recorte tratado neste artigo. Diante disso, esta pesquisa guiou-se pela questão: como garantir que o estágio supervisionado, na EaD, possibilite uma formação docente de qualidade, que articule teoria e prática e promova o desenvolvimento das competências necessárias ao exercício docente de Física? O objetivo do estudo foi analisar metodologias que favoreçam a formação docente e garantam a interação entre teoria e prática no estágio supervisionado. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com análise de relatos de licenciandos em estágio e categorização dos dados. Os resultados indicam que a EaD proporciona uma base teórica que promove autonomia na elaboração das aulas e no exercício docente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Cadernos de Estágio

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)