Contribuições da construção colaborativa de materiais didáticos para o ensino de botânica
DOI:
https://doi.org/10.21680/2763-6488.2025v7n3ID40789Palavras-chave:
botânica, ensino médio, estágio supervisionado, morfologia vegetal, aprendizagem significativaResumo
Este estudo analisou como a elaboração de material didático para o ensino de Botânica, especificamente uma cartilha produzida com a participação dos estudantes, pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu 40 estudantes e uma professora de um colégio estadual em Cruz das Almas-BA, durante o período de estágio supervisionado. A construção do material didático incluiu a inserção de vegetais do cotidiano dos alunos e utilizou questionários para coleta de dados. Inicialmente, os estudantes demonstraram pouco domínio sobre Botânica, mas, após as aulas de Morfologia Vegetal, observou-se uma melhora na aprendizagem. Para o desenvolvimento da cartilha, foram mapeadas características que estudantes e professora consideravam adequadas, resultando em consenso sobre diversos aspectos. Conclui-se que a produção participativa do material, aliada ao uso de plantas do cotidiano, torna o aprendizado mais dinâmico e acessível.
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