Contribuições da construção colaborativa de materiais didáticos para o ensino de botânica

Auteurs-es

  • Fernanda dos Santos Nascimento
  • MárcioLacerda Lopes Martins

DOI :

https://doi.org/10.21680/2763-6488.2025v7n3ID40789

Mots-clés :

botânica, ensino médio, estágio supervisionado, morfologia vegetal, aprendizagem significativa

Résumé

Este estudo analisou como a elaboração de material didático para o ensino de Botânica, especificamente uma cartilha produzida com a participação dos estudantes, pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu 40 estudantes e uma professora de um colégio estadual em Cruz das Almas-BA, durante o período de estágio supervisionado. A construção do material didático incluiu a inserção de vegetais do cotidiano dos alunos e utilizou questionários para coleta de dados. Inicialmente, os estudantes demonstraram pouco domínio sobre Botânica, mas, após as aulas de Morfologia Vegetal, observou-se uma melhora na aprendizagem. Para o desenvolvimento da cartilha, foram mapeadas características que estudantes e professora consideravam adequadas, resultando em consenso sobre diversos aspectos. Conclui-se que a produção participativa do material, aliada ao uso de plantas do cotidiano, torna o aprendizado mais dinâmico e acessível.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publié-e

21-07-2025

Comment citer

NASCIMENTO, Fernanda dos Santos; MARTINS, MárcioLacerda Lopes. Contribuições da construção colaborativa de materiais didáticos para o ensino de botânica. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 7, n. 3, 2025. DOI: 10.21680/2763-6488.2025v7n3ID40789. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/40789. Acesso em: 25 déc. 2025.