A observação como ferramenta de aprendizagem
reflexões sobre o estágio supervisionado I do curso de Letras Língua Portuguesa EaD/UERN
DOI:
https://doi.org/10.21680/2763-6488.2025v7n3ID40783Keywords:
estágio supervisionado, formação docente, prática pedagógica, ensino de língua portuguesaAbstract
O estágio supervisionado é uma etapa essencial na formação de professores. Este artigo relata a experiência do estágio supervisionado I no curso de Letras Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A observação da prática docente permitiu analisar a dinâmica escolar, a metodologia de ensino e a relação dos alunos com o professor no contexto escolar, destacando a necessidade de estratégias pedagógicas mais diversificadas e interativas. Para fundamentar a investigação, utilizamos autores que abordam a temática em questão, entre os quais destacam-se: Tardif (2002), Freire (1996) e Pimenta (2011). Cabe ressaltar que foi realizado um recorte específico, mas os dados coletados foram analisados com rigor e reflexão. O artigo discute ainda os desafios enfrentados no ambiente escolar e as contribuições do estágio para a formação docente, concluindo que essa experiência é fundamental para a construção da identidade profissional do futuro professor.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Cadernos de Estágio

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)