Estágio Supervisionado em Matemática

potencialidades e desafios do ensino remoto

Autores/as

  • Tanise Paula Novello Universidade Federal de Pelotas
  • André Luis Andrejew Ferreira Universidade Federal de Pelotas
  • Carla Denize Ott Felcher Universidade Federal de Pelotas

Palabras clave:

Desafios, Potencialidades, Estágio Supervisionado, Matemática, Ensino Remoto

Resumen

O ensino remoto foi implementado nos espaços educativos para garantir o prosseguimento das atividades pedagógicas, nesse contexto permeado de dificuldades e desafios aconteceu o Estágio Supervisionado em Matemática. Assim, esse artigo tem como objetivo problematizar as potencialidades e desafios do estágio supervisionado em Matemática, durante o ensino remoto, a partir de relatos dos estagiários.  Os registros analisados foram produzidos na disciplina de Estágio Supervisionado IV, desenvolvido no ensino médio, ofertado de forma remota no 1º semestre/2022, com a participação de seis estagiários. A partir da análise dos registros definiu-se dois eixos de discussão: potencialidades e desafios. Entre as potencialidades destacam-se planejamento, interação, tecnologias e avaliação, já entre os desafios as limitações digitais tanto na mediação com o estudante como na articulação metodológica, além das lacunas conceituais em matemática. Por fim, percebe-se que o que inicialmente se configurava em desafios, com o passar do tempo se transformou em potencialidades e aprendizados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

13-04-2023

Cómo citar

NOVELLO, T. P.; ANDREJEW FERREIRA, A. L.; OTT FELCHER, C. D. . Estágio Supervisionado em Matemática: potencialidades e desafios do ensino remoto. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 4, n. 2, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29252. Acesso em: 24 nov. 2024.