O ensino da esgrima no programa residência pedagógica

limites e possibilidades

Autores/as

  • Pedro Henrique Ferreira de Melo

Palabras clave:

Esgrima, Ensino, Educação Física Escolar

Resumen

O estudo traz o ensino da Esgrima na formação dos alunos através das aulas de Educação Física (EF), no Programa Residência Pedagógica (PRP), da Universidade Federal de Ala- goas – Campus Arapiraca, na Escola-Campo Estadual Aurino Maciel. O objetivo foi analisar sobre quais possibilidades podemos investigar o ensino e aprendizagem da Esgrima como necessidade de apropriação por parte dos alunos na escolar. Na metodologia, fazemos aproximação ao materialismo histórico-dialético, e partimos da abordagem da EF Crítico- -Superadora (ACS) e do método da práxis social da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) dispondo-se da prática social como ponto de partida e de chegada, iniciando na prática cotidiana e instrumentalizando os(as) estudantes, perspectivando a catarse (incorporação dos elementos constitutivos da Esgrima). Os resultados pautaram-se na apropriação da Esgrima quando trabalhada nas aulas de maneira contextualizada, fazendo um resgate do seu histórico-social e problematizada no intuito de democratizar e transformar as relações sociais e o conhecimento dos discentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

22-03-2024

Cómo citar

MELO, P. H. F. de. O ensino da esgrima no programa residência pedagógica: limites e possibilidades. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 5, n. 4, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/35688. Acesso em: 24 nov. 2024.