O ensino da esgrima no programa residência pedagógica
limites e possibilidades
Palabras clave:
Esgrima, Ensino, Educação Física EscolarResumen
O estudo traz o ensino da Esgrima na formação dos alunos através das aulas de Educação Física (EF), no Programa Residência Pedagógica (PRP), da Universidade Federal de Ala- goas – Campus Arapiraca, na Escola-Campo Estadual Aurino Maciel. O objetivo foi analisar sobre quais possibilidades podemos investigar o ensino e aprendizagem da Esgrima como necessidade de apropriação por parte dos alunos na escolar. Na metodologia, fazemos aproximação ao materialismo histórico-dialético, e partimos da abordagem da EF Crítico- -Superadora (ACS) e do método da práxis social da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) dispondo-se da prática social como ponto de partida e de chegada, iniciando na prática cotidiana e instrumentalizando os(as) estudantes, perspectivando a catarse (incorporação dos elementos constitutivos da Esgrima). Os resultados pautaram-se na apropriação da Esgrima quando trabalhada nas aulas de maneira contextualizada, fazendo um resgate do seu histórico-social e problematizada no intuito de democratizar e transformar as relações sociais e o conhecimento dos discentes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.