Relações de poder e saber na escola
Résumé
O presente Relato de Experiência tem como propósito geral desenvolver uma crítica de caráter descritivo sobre a experiência do Estágio Supervisionado de Formação de Professores II (Filosofia), conforme as vivências que foram desenvolvidas em uma Escola da Rede Pública de Ensino. Nessa perspectiva, este texto busca evidenciar as atividades realizadas, a partir das características da escola, do planejamento didático, da observação dos aspectos metodológicos do ensino e da aprendizagem, dos critérios de avaliação, da pedagogia aplicada, da relação dinâmica entre professor e aluno e das interações coletivas em sala de aula, com a finalidade de examinar a educação voltada para o pensamento crítico acerca da circunstância escolar e também no que concerne às práticas educacionais adotadas pelo educador, ao usar como base teórica a obra Microfísica do Poder de Michel Foucault. Contanto, busca-se evidenciar o conceito de poder associado ao saber, com o intuito de vincular a teoria filosófica com a investigação da prática docente, ao referenciar às relações de poder que são constituídas na conjuntura institucional e consequentemente perpassadas pela sociedade por uma dimensão estrutural. Portanto, procura-se apontar os pontos fortes e os pontos fracos da realização do estágio, a fim de expor os pontos fortes, os pontos fracos e apontar possibilidades de resultados que tenham como elaboração os aspectos sociais que foram compartilhados na conjuntura escolar, assim como procura-se elaborar uma conclusão que considere as dificuldades na realidade institucional, ao vincular com os dispositivos de repetição e dominação de ordem epistemológica e pedagógica, porém que promova alternativas para refletir sobre a criação de uma docência efetiva e que possa contribuir com o pensamento e com a construção de linguagens e métodos inovadores.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Estágio 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.