CIDADANIA E O DIREITO À EDUCAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DO PROCESSO PARTICIPATIVO DA CONFERÊNCIA DE DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Rômulo Magalhães Fernandes
  • Anna Carolina de Oliveira Azevedo Fundação João Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-310X.2018v11n1ID15411

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal refletir sobre as propostas debatidas na IV Conferência Estadual de Direitos Humanos do Estado de Minas Gerais (2015) que estabeleçam relação entre o direito à educação e a cidadania, além de tecer considerações sobre como esse processo participativo pode incidir na formulação de políticas públicas sobre o direito à educação, no sentido amplo e múltiplo desse termo.  Para tanto, adota-se como marco teórico os autores Leonardo Avritzer (2016) e Miguel G. Arroyo (2007), na medida em que ajudam a esclarecer os impasses da democracia diante do projeto de participação social historicamente construído no Brasil. Por último, a partir de uma metodologia qualitativa e documental, conclui-se pela importância dos mecanismos de participação e dos processos de constituição e de formação do povo como sujeito político na reivindicação de seus direitos e no avanço da democracia no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rômulo Magalhães Fernandes

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Viçosa; especialização nas áreas de Direito, Educação e Gestão Pública; Mestre em Direito Público pelo Programa de Pós-graduação em Direito pela PUC Minas; Doutorando em Direito Público pelo Programa de Pós-graduação em Direito pela PUC Minas.

Downloads

Publicado

16-11-2018

Como Citar

FERNANDES, R. M.; DE OLIVEIRA AZEVEDO, A. C. CIDADANIA E O DIREITO À EDUCAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DO PROCESSO PARTICIPATIVO DA CONFERÊNCIA DE DIREITOS HUMANOS. Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 78–100, 2018. DOI: 10.21680/1982-310X.2018v11n1ID15411. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/constituicaoegarantiadedireitos/article/view/15411. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Padronização