ARMAS LETAIS AUTÔNOMAS: REFLEXÕES SOBRE A INTERAÇÃO HOMEM-MÁQUINA
DOI :
https://doi.org/10.21680/1982-310X.2023v16n1ID35714Résumé
Este artigo tem como objetivo refletir sobre normas de direito internacional dos direitos humanos e direito internacional humanitário e o papel humano no ciclo de tomada de decisão de armas letais autônomas. Primeiramente, apresenta o conceito de sistemas de armas autônomas e seu debate internacional. Em seguida, discute se o Direito Internacional dos Direitos Humanos e o Direito Internacional Humanitário exigem um grau de envolvimento humano no contexto do uso de Sistemas de Armas Autônomas. Após, traz reflexões sobre dois dos principais conceitos debatidos no contexto internacional no que se refere à relação homem armas autônomas: controle humano significativo e níveis apropriados de julgamento humano. Por fim, conclui pelo dever de envolvimento humano, bem como que os Estados devem encontrar caminhos para chegar a um acordo sobre a interação homem máquina suficiente para cumprir com as normas do direito internacional dos direitos humanos e direito internacional humanitário.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores mantêm os direitos autorais pelo seu artigo. Entretanto, repassam direitos de primeira publicação à revista. Em contrapartida, a revista pode transferir os direitos autorais, permitindo uso do artigo para fins não- comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para outras bases de dados ou meios de publicação.