Música na Escola

um estudo comparativo nos municípios de Feira de Santana-BA e Sobral-CE

Autores

Palavras-chave:

Ensino de música escolar, Música na Educação Básica, Música na Escola Pública

Resumo

Este artigo relata uma ação de pesquisa que teve como objetivo principal elaborar um levantamento comparativo em torno das características e condições do ensino de Arte/Música nas escolas públicas das cidades de Feira de Santana (BA) e de Sobral (CE). Os objetivos específicos visaram mapear as iniciativas de ensino de música nas redes públicas dos dois municípios e; verificar as condições físicas e humanas para o desenvolvimento de práticas musicais curriculares nas escolas. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, o qual foi aplicado com os docentes de Arte de ambas as cidades, tendo uma amostra reduzida devido às dificuldades de coleta ocasionadas pela pandemia da COVID-19. Ainda assim, a análise comparativa das respostas obtidas permitiu levantar hipóteses que podem nortear pesquisas futuras, relativas ao espaço da Arte na organização dos currículos na Educação Básica e nos Projetos Pedagógicos das Escolas; à falta de formação adequada dos professores e professoras que atuam nesses componentes curriculares e; a demanda por formação continuada em Música.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Emanoel Ancelmo Benvenuto, Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral.

Doutor, Professor da Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral.

Bruno Westermann, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Música (Educação Musical - 2017) e mestre em Música (Educação Musical - 2010) pela Universidade Federal da Bahia. Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). É Professor Adjunto do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) - Área de Música. Atualmente, desenvolve pesquisas dentro dos seguintes temas: Música e Cultura Digital, Música e Processos de Plataformização, Ensino de Música e Processos de Plataformização. É membro do Grupo de Estudos Contemporâneos em Música (UEFS) e coordenador do projeto de pesquisa Investigações sobre Música e Plataformas Digitais no Brasil (CONSEPE 40/2021) e coordenador do Programa de Extensão em Violão e Cordas Dedilhadas da UEFS (CONSEPE 15/2019). Na graduação, atua como professor das disciplinas na área de Educação Musical, Estágio Supervisionado, Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação Musical e Prática de Conjunto.

Simone Marques Braga, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui Doutorado em Educação Musical (UFBA - 2014), Mestrado em Educação Musical (UFBA - 2009), Especialização em Regência Coral e Docência Superior (UNASP/Centro Universitário - 2006), Especialização em Artes (UNEB/IAT - 2004), Licenciatura em Educação Artística (Hab. em Musica - Conservatório Brasileiro de Música/Centro Universitário -1996) e Bacharelado em Piano (Habilitação em Piano - Conservatório Brasileiro de Música/Centro Universitário-1994). Professora Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana, atua junto ao Curso de Licenciatura em Música. Na UEFS, também coordena o Programa de Extensão de Formação e Práticas Performáticas (Performa) e as ações vinculadas Piano a 4 Artes e JAM Performa. Também atuou como Coordenadora de Área do Subprojeto Musicando a Escola (PIBID de Música da UEFS), de 2012 a 2018, como professora da educação básica no ensino fundamental, médio e profissionalizante em música na rede privada e pública e como professora em escolas especializadas de música. Professora colaboradora no Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Contemporâneos em Música, atua principalmente nos temas: formação inicial e continuada de professores de música e de artes, ensino de música escolar, ensino de instrumentos (tutorial e coletivo), performance musical, educação a distância e interdisciplinaridade em Artes.

Referências

BRAGA, Simone Marques; DANTAS, Tais; SANTANA, Rosa Eugênia; WESTERMANN, Bruno; VECCHIA, Fabrício Dalla. Grupos de pesquisa e suas interferências na formação de professores de música. In: SHIGUNOV NETO, Alexandre; SILVA, André Coelho da; FORTUNATO, Ivan (Org.). Educação Musical: reflexões sobre ensino e pesquisa. 1. ed. São Paulo: Edições Hipótese, 2017. v. 1, p. 105-122.

BRAGA, Simone Marques; SILVA, Lais de Souza; MAGALHAES, Julia da Silva.; OLIVEIRA, Eliabe Amorim. Juventude(s) e pesquisa: verificação de práticas pedagógicas no ensino de música na escola. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MUSICAL DE SOBRAL, 4., 2019, Sobral (CE). Anais eletrônicos […] Sobral: Universidade Federal do Ceará, 2019. p. 105-113. Disponível em: https://ciems.files.wordpress.com/2020/04/anais-iv-ciems1-2.pdf. Acesso em: 26 mai. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 25 mai. 2022.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

IBGE. Feira de Santana. 2021a. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/feira-de-santana/panorama. Acesso em: 07 de out. 2021.

IBGE. Sobral. 2021b. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ce/sobral.html. Acesso em: 14 de jul. 2021.

INEP. Sinopse estatística da Educação Básica. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica. Acesso em: 07 de out. 2021.

PREFEITURA DE SOBRAL. Concurso Público de Provas e Títulos: Edital Nº 04/2018 – SECOG/PMS, de 12 de Julho de 2018. Sobral, CE, 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1qksk2_KRy1T9IepygSI6VOZySRluJRCB/view. Acesso em: 08 set. 2021.

SILVA, Lais de Souza; TORRES, Paulo Roberto Simões; BRAGA, Simone Marques. A pesquisa em música e a formação e atuação do professor na escola. In: Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical, 15., 2020, Formato Virtual. Anais Eletrônicos […] ABEM, 2020. v. 4. Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/regnd2020/nordeste/paper/viewFile/551/238. Acesso em: 26 mai. 2022.

Downloads

Publicado

30-07-2022

Como Citar

BENVENUTO, J. E. A.; WESTERMANN, B.; BRAGA, S. M. Música na Escola: um estudo comparativo nos municípios de Feira de Santana-BA e Sobral-CE. Diálogos Sonoros, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–23, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/28351. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos