Música na Escola
um estudo comparativo nos municípios de Feira de Santana-BA e Sobral-CE
Palavras-chave:
Ensino de música escolar, Música na Educação Básica, Música na Escola PúblicaResumo
Este artigo relata uma ação de pesquisa que teve como objetivo principal elaborar um levantamento comparativo em torno das características e condições do ensino de Arte/Música nas escolas públicas das cidades de Feira de Santana (BA) e de Sobral (CE). Os objetivos específicos visaram mapear as iniciativas de ensino de música nas redes públicas dos dois municípios e; verificar as condições físicas e humanas para o desenvolvimento de práticas musicais curriculares nas escolas. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, o qual foi aplicado com os docentes de Arte de ambas as cidades, tendo uma amostra reduzida devido às dificuldades de coleta ocasionadas pela pandemia da COVID-19. Ainda assim, a análise comparativa das respostas obtidas permitiu levantar hipóteses que podem nortear pesquisas futuras, relativas ao espaço da Arte na organização dos currículos na Educação Básica e nos Projetos Pedagógicos das Escolas; à falta de formação adequada dos professores e professoras que atuam nesses componentes curriculares e; a demanda por formação continuada em Música.
Downloads
Referências
BRAGA, Simone Marques; DANTAS, Tais; SANTANA, Rosa Eugênia; WESTERMANN, Bruno; VECCHIA, Fabrício Dalla. Grupos de pesquisa e suas interferências na formação de professores de música. In: SHIGUNOV NETO, Alexandre; SILVA, André Coelho da; FORTUNATO, Ivan (Org.). Educação Musical: reflexões sobre ensino e pesquisa. 1. ed. São Paulo: Edições Hipótese, 2017. v. 1, p. 105-122.
BRAGA, Simone Marques; SILVA, Lais de Souza; MAGALHAES, Julia da Silva.; OLIVEIRA, Eliabe Amorim. Juventude(s) e pesquisa: verificação de práticas pedagógicas no ensino de música na escola. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MUSICAL DE SOBRAL, 4., 2019, Sobral (CE). Anais eletrônicos […] Sobral: Universidade Federal do Ceará, 2019. p. 105-113. Disponível em: https://ciems.files.wordpress.com/2020/04/anais-iv-ciems1-2.pdf. Acesso em: 26 mai. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 25 mai. 2022.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
IBGE. Feira de Santana. 2021a. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/feira-de-santana/panorama. Acesso em: 07 de out. 2021.
IBGE. Sobral. 2021b. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ce/sobral.html. Acesso em: 14 de jul. 2021.
INEP. Sinopse estatística da Educação Básica. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica. Acesso em: 07 de out. 2021.
PREFEITURA DE SOBRAL. Concurso Público de Provas e Títulos: Edital Nº 04/2018 – SECOG/PMS, de 12 de Julho de 2018. Sobral, CE, 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1qksk2_KRy1T9IepygSI6VOZySRluJRCB/view. Acesso em: 08 set. 2021.
SILVA, Lais de Souza; TORRES, Paulo Roberto Simões; BRAGA, Simone Marques. A pesquisa em música e a formação e atuação do professor na escola. In: Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical, 15., 2020, Formato Virtual. Anais Eletrônicos […] ABEM, 2020. v. 4. Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/regnd2020/nordeste/paper/viewFile/551/238. Acesso em: 26 mai. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diálogos Sonoros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista está licenciada sob a licença Creative Commons Atribuição – Não comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que concede aos usuários a permissão para ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir ou referenciar o texto integral dos artigos sem solicitar previamente a autorização dos editores ou autores.