Movimento (auto)biográfico da educação musical no Brasil
percorrendo brevemente sua primeira edição
Palavras-chave:
Pesquisa (Auto)biográfica, Música, NarrativaResumo
Este relato objetiva apresentar experiências decorrentes da participação na primeira edição do “Movimento (auto)biográfico da Educação Musical no Brasil”, realizado no ano de 2021. Para isso, detalhamos os conhecimentos possibilitados por meio das exposições, leituras e discussões que fizeram parte dos encontros com os grupos de pesquisas participantes, bem como dos webinários realizados. Entre os resultados, destacamos o avanço de abordagens (auto)biográficas na área da Educação Musical, o que permite estudar e compreender temáticas de pesquisa a partir de novos vieses, com impactos diretos na produção do conhecimento que delas emergem. Como considerações, ressaltamos alguns conhecimentos possibilitados pelas atividades do Movimento, entre eles, a percepção sobre o papel da narrativa em processos de formação e de pesquisa e o desvelamento de outas possibilidades para se estudar problemáticas do campo da Educação Musical.
Downloads
Referências
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Webinário 01 | Movimento (Auto)Biográfico da Educação Musical no Brasil, com Maria Helena Abrahão. [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (1 h 58 min 47 s). Publicado pelo canal Grupo Pesquisa Educação Musical Docente. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9GuMYPWjQ7g&t=7s. Acesso em: 9 abr. 2022.
ABREU, Delmary Vasconcelos de. A musicobiografização como intriga narrativa: um ensaio teórico entre pesquisa (auto)biográfica e educação musical. Revista ORFEU, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 1-16, 2022. Disponível em: http://portal.amelica.org/ameli/journal/147/1473163002/1473163002.pdf. Acesso em: 24 nov. 2022.
ABREU, Delmary Vasconcelos de; ALMEIDA, Jéssica de; MAFFIOLETTI, Leda de A.; TORRES, Maria Cecília de A. R.; MATEIRO, Teresa; LOURO, Ana Lúcia; ROCHA, Inês, GAULKE, Tamar G. Webinário 04 | Movimento (Auto)Biográfico da Educação Musical no Brasil. [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (1 h 53 min 32 s). Publicado pelo canal Grupo Pesquisa Educação Musical Docente. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zgoprsqQqT8. Acesso em: 9 abr. 2022.
ALMEIDA, Jéssica. Biografia músico-educativa: produção de sentidos em meio à teia da vida. 2019. 368 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.
ALMEIDA, Jéssica. Perspectivas da Pesquisa (Auto) biográfica para a Educação Musical: um exercício metanarrativo. Revista ORFEU, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-24, 2022. Disponível em: http://portal.amelica.org/ameli/journal/147/1473163003/html/. Acesso em: 24 nov. 2022.
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Webinário 02 | Movimento (Auto)Biográfico da Educação Musical no Brasil. [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (1 h 53 min 02 s). Publicado pelo canal Grupo Pesquisa Educação Musical Docente. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bNk0LltcxF0. Acesso em: 9 abr. 2022.
CRUZ, Pâmela Barroso de Araújo; ALMEIDA, Jéssica. A pesquisa (auto)biográfica no Brasil e suas interfaces com a Educação Musical: um estudo inicial. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 25., 2021, [S. l.]. Anais eletrônicos [...]. [S. l.]: ABEM, 2021. Disponível em: https://www.abem-submissoes.com.br/index.php/xxvcongresso/2021/paper/view/801. Acesso em: 24 nov. 2022.
GAULKE, Tamar G., et al. Webinário 05 | Movimento (Auto)Biográfico da Educação Musical no Brasil. [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (1 h 40 min 39 s). Publicado pelo canal Grupo Pesquisa Educação Musical Docente. Disponível em: https://youtu.be/_DjB7M5D4To. Acesso em: 9 abr. 2022.
GONTIJO, Milena. O movimento (auto)biográfico no campo da educação musical no Brasil: um estudo a partir de teses e dissertações. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
ISRAEL, Missara F.; CASSIANI, Yalexis C. R.; ALMEIDA, Jéssica de. Movimento (auto)biográfico da
Educação Musical no Brasil - ponderações teórico-metodológicas. Revista UFG, Goiânia, v. 22, e22, p. 1-29, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/72968/39194. Acesso em: 26 dez. 2022.
MADEIRA, Ana Ester C.; MARQUES, Mônica L.; PEDROLLO, Silani; MATEIRO, Teresa. Pesquisa (auto)biográfica em educação musical: análise da construção do conhecimento em teses e dissertações. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 25., 2021, [S. l.]. Anais eletrônicos [...]. [S. l.]: ABEM, 2021. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v4/papers/975/public/975-4019-1-PB.pdf. Acesso em: 9 abr. 2022.
MARQUES, Mônica L.; PEDROLLO, Silani; MADEIRA, Ana Ester C. Neologismos entre a educação musical e a pesquisa (auto)biográfica. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 25., 2021, [S. l.]. Anais eletrônicos [...]. [S. l.]: ABEM, 2021. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v4/papers/975/public/975-4019-1-PB.pdf. Acesso em: 9 abr. 2022.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Aproximaciones teóricas a las perspectivas de la investigación (auto)biográfica en educación. Revista Educación y Pedagogía, v. 23, v. 61, p. 25-40, 2011. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/14001. Acesso em: 24 nov. 2022.
PASSEGGI, Maria da Conceição. A pesquisa (auto)biográfica: por uma hermenêutica descolonizadora. Revista de estudos feministas em teologia e religião: Coisas do Gênero, São Leopoldo, v. 2, n. 2, p. 302-314, 2016a. Disponível em: http://revistas.est.edu.br/index.php/genero/article/view/457. Acesso em: 24 nov. 2022.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 67-86, 2016b. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267. Acesso em: 24 nov. 2022.
PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de. O movimento (auto)biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Revista Investigacion Cualitativa, p. 6-26, 2017. Disponível em: http://investigacioncualitativa.com/index.php/revista/article/view/46. Acesso em: 9 abr. 2022.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Enfoques narrativos en la investigación educativa brasileña. Revista Paradigma, v. 41, p. 57-79, 2020. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/929. Acesso em: 24 nov. 2022.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Webinário 03 | Movimento (Auto)Biográfico da Educação Musical no Brasil. [S. l.: s. n.] 2021. 1 vídeo (1 h 59 min 24 s). Publicado pelo canal Grupo Pesquisa Educação Musical Docente. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=o-ieQQjCRD4&t=4s. Acesso em: 9 abr. 2022.
TORRES, Maria Cecilia de Araujo Rodrigues. Narrativas de uma professora de um curso de Licenciatura em Música: entrelaçando memórias e práticas musicais. Revista ouvirOUver, Uberlândia, v. 15, n. 1, p. 72-84, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/48231. Acesso em: 9 abr. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diálogos Sonoros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista está licenciada sob a licença Creative Commons Atribuição – Não comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que concede aos usuários a permissão para ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir ou referenciar o texto integral dos artigos sem solicitar previamente a autorização dos editores ou autores.