Licenciatura em música a distância no Brasil

um estado do conhecimento da produção científica

Autores/as

Palabras clave:

Licenciatura em música, Educação a Distância, Estado do Conhecimento

Resumen

A formação de professores de Música na modalidade a distância tem se consolidado no cenário da educação superior brasileira, impulsionada pela expansão da Educação a Distância (EaD) e pelo uso intensivo de tecnologias digitais. Este estudo analisa a produção científica sobre a Licenciatura em Música a distância, com o objetivo de identificar temáticas, tendências e lacunas de pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo Estado do Conhecimento, realizada em bases da CAPES, com seleção de teses, dissertações e artigos publicados entre 2016 e 2026, totalizando 24 trabalhos analisados. Os resultados indicam predominância de estudos voltados à docência, organização curricular e uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, com concentração institucional e regional da produção. As TDIC aparecem como elemento estruturante da formação musical a distância, influenciando práticas pedagógicas, avaliação e mediação do ensino. Identificam-se, contudo, lacunas na investigação da aprendizagem discente, no uso de tecnologias síncronas, em metodologias para performance musical e na integração de dispositivos móveis. Conclui-se que a EaD em Música constitui um campo em consolidação, ainda marcado por desafios teórico-metodológicos e pela necessidade de ampliação das investigações sobre os processos formativos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Giann Mendes Ribeiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Titular do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Professor Associado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Valmirlei Andrade de Sena Filho Dias, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor de Música e Violinista. Mestrando do POSENSINO - UERN, UFERSA e IFRN (2026), Especialista em Ensino de Música na Educação Básica pela Universidade Do Estado Do Rio Grande Do Norte - UERN (2025), e Licenciado em Música pela UERN (2023). Atuou como professor de música e maestro em Tabuleiro do Norte e São João do Jaguaribe (2022-2024). Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, egressos de música, Educação a Distância, aprendizagem da docência e prática docente.

Publicado

03-11-2026

Cómo citar

RIBEIRO, Giann Mendes; DIAS, Valmirlei Andrade de Sena Filho. Licenciatura em música a distância no Brasil: um estado do conhecimento da produção científica. Diálogos Sonoros, [S. l.], v. 4, p. 1–26, 2026. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/45365. Acesso em: 3 nov. 2026.

Número

Sección

Artigos