A educação especial em propostas curriculares para a educação infantil

Autores

  • Ivone Martins de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Anna Maria Lunardi Padilha Universidade Metodista de Piracicaba
  • Maria Flavia Silveira Barbosa Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10161

Palavras-chave:

Educação infantil, Currículo, Educação especial

Resumo

Este texto discute a maneira como a educação especial se apresenta em propostas curriculares para a educação infantil de municípios de diferentes Estados brasileiros, além do Distrito Federal. Foram analisadas propostas pedagógicas e/ou orientações curriculares para a educação infantil de nove municípios e do Distrito Federal, sendo a maioria desses documentos publicizadas em sítios de secretarias de educação no mês de janeiro de 2010. O estudo aponta, entre outros aspectos, a presença de uma concepção idealizada de criança que não corresponde à criança concreta que compõe o público-alvo da educação especial e predomínio de uma abordagem pontual, fragmentada e desarticulada da educação especial.

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Referências

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Publicado

15-08-2016

Como Citar

Oliveira, I. M. de, Padilha, A. M. L., & Barbosa, M. F. S. (2016). A educação especial em propostas curriculares para a educação infantil. Revista Educação Em Questão, 54(41), 139–165. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10161

Edição

Seção

Artigos