A educação doméstica no Brasil de oitocentos
Palavras-chave:
Educação doméstica. Escola estatal. Mestres. Professores particulares. Preceptores. Elites. Brasil oitocentista.Resumo
O presente artigo é uma reflexão a partir do livro A Casa e os seus Mestres: a educação no Brasil de Oitocentos (VASCONCELOS, 2005), no qual é apresentada a trajetória da educação doméstica, sistema utilizado pelas elites para a educação de seus filhos no século XIX. Este artigo pretende demonstrar como a educação realizada em casa foi uma modalidade reconhecida de educação durante o Oitocentos e, de que forma, nesse mesmo período a escola estatal vai adquirindo sua oficialidade e se tornando obrigatória, destituindo a educação doméstica do seu lugar reconhecido de formação e instrução. São abordados ainda, aspectos da prática da educação nas casas, como as características de seus agentes, a configuração dos espaços utilizadose os métodos de ensino adotados.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-06-2007
Como Citar
Vasconcelos, M. C. C. (2007). A educação doméstica no Brasil de oitocentos. Revista Educação Em Questão, 28(14). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4463
Edição
Seção
Artigos
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.