O Livro Didático de História do Ensino Médio:

critérios de avaliação e documentos curriculares

Autores

  • Maria Inês Sucupira Stamatto Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Flávia Eloisa Caimi Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10164

Palavras-chave:

Programa Nacional do Livro Didático, Ensino médio, História

Resumo

O livro didático povoa a memória coletiva mais do que outros tipos de livros, dada a sua marcante presença na vida daqueles que passam pela escola. A ampla difusão desse dispositivo remonta ao último quartel do século XIX e está associada a importantes transformações educativas, implementadas em diversas nações europeias e americanas. Concebendo o livro didático como objeto físico e suporte cultural produzido, avaliado e consumido em função de certos usos e contextos (CARBONE, 2003; CHOPPIN, 2004), o presente estudo foi norteado, pelos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica e documental. Assim, tem-se o propósito de compreender os percursos da avaliação de livros didáticos do ensino médio, notadamente sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e sobre os livros de História. No tratamento dos Editais correspondentes às edições do PNLD 2007, 2012 e 2015, buscou-se analisar os rumos que vêm sendo tomados para avaliação das obras didáticas de História. Os estudos efetivados apontam que, a despeito do muito que ainda se tem de aprimorar nos livros didáticos, houve avanços significativos nestes últimos vinte anos quanto a aspectos essenciais.

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Biografia do Autor

Maria Inês Sucupira Stamatto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte



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Publicado

15-08-2016

Como Citar

Stamatto, M. I. S., & Caimi, F. E. (2016). O Livro Didático de História do Ensino Médio:: critérios de avaliação e documentos curriculares. Revista Educação Em Questão, 54(41), 220–250. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10164

Edição

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Artigos