Elaboração e validação de um Plano Educacional Individualizado para alunos com autismo

contribuições de um programa de formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID33958

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)., Plano Educacional Individualizado (PEI), Validação, Formação docente

Resumo

O objetivo do presente estudo foi elaborar e validar um modelo de Plano Educacional Individualizado (PEI) a ser utilizado por professores que atendem alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O trabalho, delineado como uma pesquisa-ação de cunho colaborativo, contou com a participação de gestores, professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte (RN) e pesquisadores do campo da Educação Especial. Dados de entrevista conduzida com o grupo de gestores revelaram a inexistência de um modelo de PEI a ser utilizado nas escolas. Registros dos questionários respondidos por 23 docentes indicaram lacunas formativas no campo do TEA. Com base nas demandas evidenciadas, foi delineado um curso teórico-prático sobre o PEI ao grupo de docentes. Em seguida, os professores e pesquisadores elaboraram, de forma colaborativa, um modelo de PEI a ser inserido em plataforma eletrônica. Por fim, o instrumento foi validado por 5 juízes externos (pesquisadores) e 13 juízes internos (cursistas). O modelo proposto serviu de alicerce para a estrutura de PEI criada pelo sistema de gestão educacional do RN.

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Biografia do Autor

Débora Mara Pereira, Escola Municipal Professora Neilza Gomes de Figueiredo

É Prof.ª Dr.ª da Escola Municipal Professora Neilza Gomes de Figueiredo (Rio Grande do Norte).

Débora Regina de Paula Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Especial. Integra o Grupo de Pesquisa Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva na Aprendizagem em Contextos Diverso e a Base de Pesquisa Sobre Educação de Pessoas com Necessidades Especiais.

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Publicado

15-02-2024

Como Citar

Pereira, D. . M., & Nunes, D. R. de P. (2024). Elaboração e validação de um Plano Educacional Individualizado para alunos com autismo: contribuições de um programa de formação docente. Revista Educação Em Questão, 62(71). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID33958

Edição

Seção

Artigos