Currículo em EJA:

práticas culturais, direito de aprender por toda vida e ecologia de saberes

Autores

  • Inês Barbosa de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Jane Paiva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Mailsa Carla Pinto Passos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10955

Palavras-chave:

Procad Casadinho, Currículo como criação cotidiana, Direito a aprender por toda a vida

Resumo

Discutem-se aqui aspectos de pesquisa desenvolvida no Procad Casadinho, com os temas da educação continuada e das práticas culturais de populações subalternizadas ? público da educação de jovens e adultos – e dos conhecimentos subjacentes, na perspectiva da ecologia dos saberes, em articulação com currículo. Fundamenta-se na concepção de que aprender por toda a vida é direito, que articula produções culturais e reflexão curricular em redes de conhecimentos e de valores. Estrutura-se a partir do campo do currículo e de estudos do cotidiano escolar, e apresenta como aprendizagem a ideia de que a forma coletiva de produzir conhecimento possibilitou deslocamento da noção de que “a teoria é mais saber do que a prática” que preside a organização do currículo e que negligencia práticas sociais e culturais. Supera a desqualificação dos saberes cotidianos em benefício dos saberes formais, e o entendimento cientificista do currículo, assumindo-o como criação cotidiana produzida por processos múltiplos e singulares.

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Publicado

15-12-2016

Como Citar

Oliveira, I. B. de, Paiva, J., & Passos, M. C. P. (2016). Currículo em EJA:: práticas culturais, direito de aprender por toda vida e ecologia de saberes. Revista Educação Em Questão, 54(42), 113–134. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10955

Edição

Seção

Artigos