Democratização escolar: uma necessidade repleta de equívocos

Autores

  • Maria Luisa Santos Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Neste artigo, gostaria de recolocar algumas das idéias elaboradas por Antonio GRAMSCI, quando do empenho em resolver uma de suas dúvidas de fundo relativas ao fenômeno educacional e que diz respeito à contradição entre espontaneidade e coerção. Gostaria, em especial, de considerar um dos argumentos usados nessa discussão e que me parece indispensável quando se busca dar conta dialeticamente da citada contradição, a fim de que se ganhe em solidez teórica no encaminhamento de questões relativas à organização escolar, à organização curricular, ao relacionamento entre educador e educando, etc.

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Publicado

15-12-1989

Como Citar

Ribeiro, M. L. S. (1989). Democratização escolar: uma necessidade repleta de equívocos. Revista Educação Em Questão, 3(2), 24–29. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11361

Edição

Seção

Artigos