Reflexões sobre a função social do professor na universidade

Autores

  • Lais Boveto
  • Terezinha Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11813

Palavras-chave:

Universidade Medieval, Formação docente, Disciplina

Resumo

Neste artigo, abordamos questões consideradas cruciais para a formação docente, partindo de ideias e condutas naturalizadas na educação. O cotejo dos aspectos que fundamentam a função social do professor é estabelecido com base na história, especificamente na origem medieval da universidade. A finalidade principal é ressaltar a noção de que disciplina abrange o esforço e a responsabilidade, que são características essenciais para a formação, fazem parte do conjunto de conhecimentos que o professor necessita para sua atuação. Para tanto, seguiremos os princípios teórico-metodológicos da História Social, particularmente em relação ao conceito de fundamentum de Marc Bloch e de longa duração de Fernand Braudel. Desse modo, entendemos que um dos resultados da divisão (ou hierarquização) entre teoria e prática é a fragilidade do conhecimento, prejudicial à educação em todos os níveis, pois atuamos por meio do conhecimento que possuímos.

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Publicado

15-03-2017

Como Citar

Boveto, L., & Oliveira, T. (2017). Reflexões sobre a função social do professor na universidade. Revista Educação Em Questão, 55(43), 211–239. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11813

Edição

Seção

Artigos