A relação entre escola e trabalho

a realidade social na perspectiva de crianças e adolescentes

Autores

  • Tania Paula Peralta
  • Francismara Neves de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12751

Palavras-chave:

Teoria Piagetiana. Conhecimento social. Escola e trabalho.

Resumo

Na Epistemologia Genética, construir noções sociais é processo de relação entre experiências vivenciadas e construções cognitivas. O estudo de caso descritivo, de perspectiva qualitativa, objetivou analisar ideias de crianças e adolescentes acerca da relação entre as noções sociais de escola e trabalho. Participaram 12 alunos, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, de escola pública em um município paranaense. Os procedimentos de entrevista foram apoiados no método clínico-crítico piagetiano com uso de fotografias representativas de escola e trabalho. Considerou-se para análise, os níveis de compreensão da realidade social: predomínio dos aspectos explícitos; início da compreensão de conflitos entre diferentes posições e pensamento crítico da ordem social. Os resultados indicaram que a relação entre escola e trabalho é construção gradativa e, no caso do estudo realizado, não foi encontrado o nível III de compreensão social, mesmo nos participantes que frequentavam o Ensino Médio.

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Peralta, T. P., & Oliveira, F. N. de. (2017). A relação entre escola e trabalho: a realidade social na perspectiva de crianças e adolescentes. Revista Educação Em Questão, 55(45), 200–226. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12751

Edição

Seção

Artigos