Concepções de pesquisa a partir da experiência formativa vivenciada no espaço grupal

Autores

  • Denize da Silveira Foletto Universidade Federal de Santa Maria
  • Sílvia Maria de Aguiar Isaia Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13294

Palavras-chave:

Formação de pesquisadores. Concepções de pesquisa. Espaço grupal.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal compreender a concepção de pesquisa das integrantes de um grupo de pesquisa consolidado no CNPq, a partir da experiência formativa vivenciada no espaço grupal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com apoio no referencial teórico da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas (2012), e que utilizou como procedimento de interpretação a abordagem hermenêutica-reconstrutiva. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas coletivas com as dezessete integrantes do grupo. Como resultado, observou-se um significativo deslocamento da racionalidade cognitivo-instrumental para a racionalidade comunicativa, no que tange à compreensão das integrantes sobre pesquisa. Assim, conclui-se que a reflexão realizada no espaço coletivo e as ações conjuntas, efetivadas pelas integrantes, proporcionaram mudanças na realidade do grupo e nas concepções delas sobre pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOUFLEUER, José Pedro. Pedagogia da ação comunicativa: uma leitura de Habermas. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2001.

DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TREVISAN, Amarildo Luiz. Sobre a proximidade do senso comum das pesquisas qualitativas em educação: positividade ou simples decadência? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 43, p. 148-201, jan./abr. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n43/a10v15n43.pdf. Acesso em: 20 de jul. 2015.

DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TREVISAN, Amarildo Luiz. Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.16, n. 47, p. 409-426, maio/ago. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n47/v16n47a08.pdf>. Acesso em: 20 de jul., 2015.

HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. 2. ed. Tradução Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. 2. ed. Tradução Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

HABERMAS, Jürgen. Escritos sobre moralidad y eticidad. Buenos Aires: Paidós, 1991.

HABERMAS, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa: complementos y estúdios prévios. Madrid: Cátedra, 1994.

HABERMAS, Jürgen. Teoria da Ação Comunicativa I: Racionalidade da ação e racionalização social. Tradução Paulo Asthor Soethe e Flávio Beno Siebeneichler. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

HERMANN, Nadja. Os alcances pedagógicos da crítica habermasiana à filosofia da consciência. In: DALBOSCO, Cláudio; TROMBETTA, Gerson; LONGHI, Solange (Org.). Sobre filosofia e educação: subjetividade e intersubjetividade na fundamentação da práxis pedagógica. Passo Fundo: Editora UPF, 2004.

IGP2. Entrevista. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 14 ago. 2015.

IGP3. Entrevista. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 8 jan. 2016.

IGP4. Entrevista. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 14 ago. 2015.

IGP6. Entrevista. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 14 ago. 2015.

IGP7. Entrevista. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 14 ago. 2015.

IGP8. Entrevista. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 2 out. 2015.

IGP10. Entrevista. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 8 jan. 2016.

IGP11. Entrevista. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 8 jan. 2016.

IGP12. Entrevista. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 8 jan. 2016.

IGP15. Entrevista. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 8 jan. 2016.

IGP17. Entrevista. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 2 out. 2015.

LÜDKE, Menga. O professor, seu saber e sua pesquisa. Revista Educação & Sociedade, São Paulo, v. 22, n. 74, p. 77-96, abr. 2001.

SCREMIN, Greice. O Tecido Complexo Formativo Docente nas licenciaturas: contribuições da complexidade para a formação de professores. 2014. 294f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

STEIN, Ernildo. Aproximações sobre hermenêutica. Porto Alegre: Editora EDIPUCRS, 1996.

Publicado

19-12-2017

Como Citar

Foletto, D. da S., & Isaia, S. M. de A. (2017). Concepções de pesquisa a partir da experiência formativa vivenciada no espaço grupal. Revista Educação Em Questão, 55(46), 106–130. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13294

Edição

Seção

Artigos