Formação continuada de professores no PAR em municípios do Rio Grande do Norte e Pará

Autores

  • Maria Aparecida de Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marcos Torres Carneiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Edilene da Silva Ribeiro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13295

Palavras-chave:

Formação continuada de professores. Plano de Ações Articuladas. Relações intergovernamentais.

Resumo

Este artigo analisa aspectos da formação continuada de professores para a melhoria da qualidade do ensino fundamental. É um recorte da pesquisa “Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR): um estudo em municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais no período de 2007 a 2011”, OBEDUC/CAPES e apresenta dados sobre o Rio Grande do Norte e Pará. Coteja: literatura, documentos, descritores dos conceitos, parte de entrevistas realizadas com membros das Secretarias Municipais de Educação envolvidos no PAR, aporte legal e normativo. As entrevistas seguiram o WordSmith Tools, que definiu a Word list e um corpus com mil palavras, concord. Os sujeitos estão identificados pela sigla do estado e do município; ordem dos entrevistados e pergunta. Contempla as categorias: regime de colaboração, participação, parceria e autonomia identificadas como tendências nas relações intergovernamentais. Predominavam relações verticalizadas, a União financiava a política e os demais entes tinham autonomia relativa.

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Publicado

19-12-2017

Como Citar

Queiroz, M. A. de, Carneiro, M. T., & Ribeiro, M. E. da S. (2017). Formação continuada de professores no PAR em municípios do Rio Grande do Norte e Pará. Revista Educação Em Questão, 55(46), 131–160. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13295

Edição

Seção

Artigos