Expansão e financiamento da educação superior no contexto de crise econômica e de ajuste fiscal

Autores

  • Emília Maria da Trindade Prestes Universidade Federal da Paraíba
  • Luiz de Sousa Junior Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13296

Palavras-chave:

Educação superior. Expansão. Financiamento.

Resumo

Este artigo foca as orientações das políticas globalizadas de educação superior e seus efeitos nos processos de expansão e financiamento da educação, particularmente da educação brasileira depois da crise econômica de 2008-2009. O estudo busca averiguar as orientações das políticas internacionais educacionais após os anos de 1990 e suas influências nas mudanças processadas nas políticas de educação superior global e local, particularizando a relação entre expansão e financiamento da educação superior, em tempos de crise econômica e de ajuste fiscal. Adota-se a ideia de que a globalização dos mercados, com consequente impacto nas políticas públicas, atualizou a importância das análises educacionais em uma perspectiva comparativa, refinando teorias e metodologias capazes de explicar as tendências transnacionais e locais que conformam os funcionamentos dos sistemas educacionais. O texto conclui que a estratégia atual sinaliza para a perda do prestigio da educação superior nos orçamentos públicos, fortalecendo sua inserção à lógica do mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL. Nelson Cardoso. Financiamento da educação superior: Estado X mercado. São Paulo: Cortez; Piracicaba, Editora UNIMEP, 2003.

ARRIGHI, Giovanni. A ilusão do desenvolvimento. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

ARRIGHI, Giovanni; SILVER, Beverly. (Org.). Caos e governabilidade no moderno sistema mundial. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora UFRJ, 2001.

BANCO MUNDIAL. La enseñanza superior: Las lecciones derivadas de la experiencia. Washington, D. C: 1995.

BELTRÁN, José Llavador. Ser para aprender. Los beneficios sociales de la educación a lo largo de la vida. In: ENCUENTRO ESTATAL DE PROGRAMAS UNIVERSITARIOS PARA MAYORES. 13, 2013, Valencia. Nuevos tiempos, Nuevos retos para los Programas Universitarios para Mayores.Valencia: Universitat de Valencia, 2013, pp. 10-123.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, 15 dez. 2016.

BRASIL. Ministério da Fazenda. Secretaria de Acompanhamento Econômico/Tesouro Nacional. Diagnóstico FIES. Brasília: Ministério da Fazenda.,jun. 2017.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Relatório de Auditoria Operacional: Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento do Estudante de Ensino Superior (FIES). Relator Ministro José Jorge. Brasília: Tribunal de Contas da União, 2009.

CARIA, Telmo. História, reforma e lucidez em ciência: a reflexividade científica segundo Pierre Bourdieu.Revista Crítica de Ciências Sociais,Coimbra,n.79, p.133-149, dez. 2007.

CORBUCCI, Paulo Roberto; KUBOTA, Luís Claudio; MEIRA, Ana Paula Barbosa. Evolução da educação superior privada no Brasil: da reforma universitária de 1968 à década de 2010. Radar,Brasília,n. 46, p. 7-12, ago. 2016. Disponível em:https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/radar/radar46_art01.pdf. Acesso em: 16 ago. 2017.

EIRÓ, Maria Idati; CATANI, Afranio Mendes. Projetos Tuning e Tuning América Latina: Afinando os Currículos às Competências. In: ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto, CATANI, Alfredo Mendes (Org.). Educação superior na América Latina.Políticas, impasses e possibilidades. Campinas: Mercado das Letras, 2012.

EURYDICE. Comisión Europea. D.G. Educación y Cultura. El gobierno de la

educación superior en Europa. Políticas, estructuras, financiación y personal académico. Brussels: Eurydice, Unidad Europea 2008. Disponivel em:

http://eacea.ec.europa.eu/education/eurydice/documents/thematic_reports/091ES.pdf. Acesso em: 2 ago., 2017

GALVÃO, Olímpio José deArroxelas. Globalização e mudanças na configuração espacial: da economia mundial.Uma visão panorâmica das últimas décadas.Revista Economia Contemporânea,Rio de Janeiro, v.11, n. 1, p. 61-97, jan./abr. 2007. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1415-98482007000100003version=html. Acesso em: 20 jul.2017.

FEATHERSTONE,Mike.Cultura global: nacionalismo, globalização e modernidade,3. ed.Petrópolis, Vozes, 1999.

FEDOZZI, Luciano. A nova teoria de sistemas de Niklas Luhmann: uma leitura introdutória. In: Niklas Luhmann: A nova teoria dos sistemas. Porto Alegre: UFRGS, 1997.

IANNI, Otávio. A sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

IANNI, Otávio. A era do globalismo. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

IANNI, Otávio. Globalização e nova ordem internacional. In: AARÃO, Daniel Reis Filho; FERREIRA, Jorge; ZENHA, Celeste (Org.). O século XX.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. (v. 3).

IBGE.Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Tradução Raul Fiker. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1991.

GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole. Tradução Maria Luiza Borges. Rio de Janeiro: Record, 2000.

KOPPE, LeonardoRenner. Transformações da educação superior na Europa.A reforma da educação superior na Alemanha po?s-processo de Bolonha. 2010. 156 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) ? Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

LÁZARO, Luís Miguel. La educación superior en Europa. El desafío pendiente de la equidade.In: LÁZARO, Luís Miguel (Org.).Problemas y desafíos para la educación en el siglo XXI en Europa y América Latina. Valencia: Universitát de València, 2001.

LÁZARO, Luís Miguel. El impacto de la crisis económica global en la educación. Repercusiones sobre la educación superior, 2008-20014. Revista Latinoamericana de Educación Comparada, Buenos Aires: v. 8, n. 11, jun./out. 2017.

MENDES, Marcos. A despesa federal em educação: 2004-2014. Núcleo de Estudos e Pesquisas/CONLEG/senado. Abril/2015. Boletim Legislativo do Senado Federal, Brasilia: nº 26, 2015. Disponível em: htttp://www.senado.leg.br/estudos. Acesso em: 16 abr. 2015.

NEAVE, Guy.Educación superior: historia y política: estudios comparativos sobre la universidad contemporânea.Barcelona(Espanha): Gedisa Editorial, 2001.

OCDE. Políticas Nacionales de la Ciencia y la Tecnología. París: OCDE. 1994.

PIKETTY, Thomas. O capital do século XXI. Tradução Monica Baumgarten de Bolle. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.

POCHMANN, Marcio. China e o novo centro dinâmico. Disponível em:http://www.revistaforum.com.br/blog/2012/06/china-e-o-novo-centro-dinamico/. Acesso em: 15 de jan, 2015.

RIZVI, Fazal;LINGARD, Bob. Políticas educativa em um mundo globalizado.Madrid: Marata 2013.

SANTOS, Maria RosimarySoares dos; DONINI, Ana Maria Cambours. Poli?ticas de Integraca?o e Internacionalizaca?o da educaca?o superior no Mercosur educativo.Mar del Plata (Uruguai). 2010. Disponívelem.

https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/97024/POL%CDTICAS%20DE%20INTEGRA%C7%C3O%20E%20INTERNACIONALIZA%C7%C3O%20DA%20EDUCA%C7%C3O%20SU.pdf?sequence=1. Acesso em: 15 jun. 2017.

SCHWARTZMAN, Simon. Demandas e políticas públicas para o ensino superior nos BRICs. Caderno CRH, Salvador, v. 28, n 74, p 267-289, maio/ago. 2015. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/ccrh/v28n74/0103-4979-ccrh-28-74-0267.pdf. Acesso em: 2 jan. 2016.

SCHULTZ, Theodore William.O valor econômico da educação. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.

SILVA, Aurélio Ferreira da. O Reuni entre a expansão e a reestruturação: uma abordagem da dimensão acadêmico-curricular. 2014. 183f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

SUBIRATS,Joan;KNOEPFEL, Peter;LARRUECorinne; VARONE,Fredéric. Análisis y gestión de políticas públicas. Barcelona: Ariel, 2012.

TANNO, Claudio Riyudi. Nota técnica nº 28/2017. Subsídios acerca da adequação orçamentária e financeira da medida provisória nº 785, de 6 de julho de 2017, que reformula o Fundo de Financiamento Estudantil – FIES. Brasília: Câmara dos deputados. Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira, 14 jul. 2017.

UNESCO. Documento de Política para elCambio y el Desarrollo de la Educación Superior. París: UNESCO, 1995.Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0009/000989/098992s.pdf. Acesso em: 26 jul. 2017.

UNESCO. Declaracion Mundial Sobre La Educacion Superior En El Siglo XXI: Vision Y Accion. París: UNESCO, 1998. Disponível em: http://www.unesco.org/education/educprog/wche/declaration_spa.htmAcesso em: 26 jul. 2017.

UNESCO.Institute for Statistics. Global education digest 2007: comparing education statistics across the world.Unesco: Montreal(Canadá),2007.

UNESCO. Conferência Mundial sobre Ensino Superior. As novas dinâmicas do ensino superior e pesquisas para a mudança e o desenvolvimento social. Paris:Unesco, jul. 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=4512-conferencia-paris&Itemid=30192. Acesso em: 14 mar. 2015

VILLANUEVA. Ernesto: Reformas de la educacio?n superior: 25 propuestas para la educacio?n superior en América Latina y el Caribe. In: GAZZOLA, Ana. Lúcia; DIDRIKSSON, Axel (Editores). Tendencias de la educación superior en América Latina y el Caribe.UNESCO, 2008.

WELCH, Antony.Mamon, mercados e gerencialismo: perspectivas da Ásia e pacífico sobre reformas educacionais contemporâneas. In: COWEN, Robert; KAZAMIAS, AndreasULTERHALTER, Elaine (Org.). Educação comparada:panorama internacional e perspectiva. Brasília: UNESCO/CAPES, 2012. (v. 1). Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002177/217707por.pdf Acesso em: 8 set. 2015.

World Bank. Priorities and strategies for education. A World Bank Review Washington. DC: 1995. Disponível em: http://siteresources.worldbank.org/EDUCATION/Resources/278200-1099079877269/5476641099080118171/Priorities_and_Strategies_for_Ed_WB_Review.pdf. Acesso em: 25 ago. 2015.

Publicado

19-12-2017

Como Citar

Prestes, E. M. da T., & Sousa Junior, L. de. (2017). Expansão e financiamento da educação superior no contexto de crise econômica e de ajuste fiscal. Revista Educação Em Questão, 55(46), 161–187. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13296

Edição

Seção

Artigos